• Carregando...
Comerciantes fizeram buzinaço por locais onde ocorrem feiras em Curitiba.
Comerciantes fizeram buzinaço por locais onde ocorrem feiras em Curitiba.| Foto: Gisele Rech/Tribuna do Paraná

Um protesto com buzinaço de feirantes de Curitiba acordou moradores na manhã deste sábado (15). Percorrendo vários pontos da capital, onde tradicionalmente acontecem as feiras, os comerciantes revindicaram a permissão para abrir aos finais de semana, quando há maior movimento.

Atualmente, o decreto municipal da pandemia que determina regras da bandeira laranja só permite o funcionamento das barracas de segunda a sexta-feira.

Segundo Wiviane Cavilio, dona da Banca da Wiviane, que trabalha como feirante desde 2002, o buzinaço foi a forma encontrada para chamar a atenção da cidade a "questões mal explicadas pela administração pública".

“O Mercado Municipal, supermercados, shoppings, bares e restaurantes estão abertos. Mas as feiras, que são em espaço aberto e atendem todas as exigências sanitárias da pandemia, são obrigadas a fechar no fim de semana. Isso poderia ser revisto”, disse.

Ainda de acordo com a feirante, as medidas adotadas atendem as exigências sanitárias da pandemia. Por conta do coronavírus, as barracas passaram a ser posicionadas com mais distanciamento, e os consumidores ficaram proibidos de comprar alimentos para consumir na própria feira. Agora, o cliente deve levar o produto para casa.

Além disso, segundo ela, os comerciantes oferecem álcool gel, usam máscaras e realizam a higienização dos produtos e das barracas com frequência. “Muitos feirantes estão parados, pois só têm autorização para trabalhar no fim de semana. Está difícil”, finalizou.

A reportagem entrou em contato com a prefeitura de Curitiba e aguarda um posicionamento sobre o tema.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]