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| Foto: Átila Alberti/Tribuna do Paraná

Passageiros enfrentavam filas, atrasos nos voos, cancelamentos e, principalmente, falta de informações no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região de Curitiba, nesta sexta-feira (14). As pessoas que tiveram problemas iriam embarcar em voos com conexão no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. As operações no aeroporto paulista foram afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o estado na quinta-feira (13), segundo a Gru Airport, concessionária que administra o maior terminal do país.

Segundo informações colhidas pela reportagem com passageiros, cerca de 20 pessoas corriam o risco de perder o concurso público que iriam prestar no Maranhão no sábado (16).

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Já a tenente do Exército Josiany Fiedler Viera tenta embarcar para o Rio de Janeiro para um casamento. Ela chegou ao Afonso Pena às 7h30 e ainda aguardava uma definição. O voo da Latam com destino ao Rio - que faria escala em Guarulhos – deveria ter decolado às 9h15 de sexta, mas foi cancelado. “Estávamos em uma fila enorme e cada hora diziam uma coisa: primeiro eram problemas técnicos, depois, meteorológicos”, afirmou.

Átila Alberti//Tribuna do Paraná

Ela tinha pago cerca de R$ 1.300 pela ida e pela volta. Diante dos problemas e sem previsão de resolução, comprou às pressas uma passagem pela companhia Azul e desembolsou R$ 1.500 -- só pela ida. O voo é direto Curitiba-Rio de Janeiro. Às 16h, ainda esperava para embarcar.

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De acordo a tenente, pelo menos 5 voos já teriam sido cancelados. A informação da Infraero, porém, é de que foram dois cancelamentos e dois atrasos no Afonso Pena. Em Guarulhos, até as 11 horas, foram dez cancelamentos e 17 atrasos, conforme balanço da Gru Airport.

Já o engenheiro mecânico Marcio Cunha Lora estava na fila desde as 9h, guardando lugar para a filha que embarca para Recife (PE). A escala obrigatória em Guarulhos atrapalhou os planos. “São 8 h na fila e sem nenhuma explicação da companhia aérea sobre o que está acontecendo”, reclama.

Glayson Rosa Ventapane, engenheiro, e Silnei Mendonça, representante comercial, também aguardavam há 8 horas para embarcar. “Até agora nenhum voo subiu”, conta Ventapane . “A gente espera que eles pelo menos reservem um hotel, ofereçam uma água”, diz Mendonça.

Além deles, Claudio e Miriam Ribas tinham acabado de chegar ao fim da fila, por volta das 16h, e estavam preocupados em não perder a conexão para a Espanha, marcada para as 23h em Guarulhos. “A gente viu na tevê, mas achou que já estava resolvido aqui”, lamenta Miriam. Todos os voos são da Latam.

A empresa informou que os atrasos registrados foram motivados pelo mau tempo, ou seja, “ fato totalmente alheio ao controle da empresa”. A Latam disse ainda que os passageiros estão sendo avisados sobre as alterações nos voos antes de se deslocarem para os aeroportos. Confira a nota da empresa na íntegra abaixo.

Já Anac afirmou que cerca de 30 passageiros registraram reclamações no guichê da agência contra a Latam nesta sexta-feira por causa dos atrasos nos voos. A agência vai abrir um processo para apurar o que ocorreu.

Procurada, a assessoria de imprensa da Infraero no Afonso Pena não informou o que motivava os problemas no aeroporto paranaense e disse que era preciso entrar em contato com cada uma das empresas aéreas que operam no terminal.

Nota da Latam

“A LATAM Airlines Brasil informa que, em razão das fortes chuvas que acometeram a cidade de São Paulo durante o dia de ontem (13), fato totalmente alheio ao controle da empresa, a sua malha aérea em todo o Brasil foi fortemente impactada e remanejada, gerando voos alternados para outros aeroportos ou cancelamentos em “efeito cascata”.

A LATAM precisou cancelar no país 19 voos programados para ontem (13), além de 61 voos para hoje (14) e outros 6 voos previstos para amanhã (15). A maior parte dos cancelamentos mais recentes visam contornar a situação e normalizar a operação o mais rápido possível.

Todos os passageiros dos voos cancelados a partir da tarde desta sexta-feira (14) já estão sendo avisados sobre as alterações previamente antes de se deslocarem aos aeroportos e serão reacomodados nos próximos voos.

A LATAM ratifica que não está medindo esforços para prestar a assistência necessária aos clientes. A companhia reitera que a segurança é um valor imprescindível e, sobretudo, todas as suas decisões visam garantir uma operação segura.”

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