• Carregando...
Especialistas realizam a necropsia e coletam amostras biológicas da baleia | Divulgação/CEM
Especialistas realizam a necropsia e coletam amostras biológicas da baleia| Foto: Divulgação/CEM

Um morador da Ilha do Mel, no Litoral do Paraná, encontrou na manhã desta quarta-feira (1.º) um filhote de baleia jubarte morto na costa da ilha. Ao avistar o mamífero encalhado na Praia Grande da ilha, o homem entrou em contato com o Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que avalia a causa da morte.

Especialistas da universidade estão no local desde o fim desta manhã. Eles realizam a necropsia e também coletam amostras biológicas da baleia. Ainda não foi confirmado se é um macho ou uma fêmea e também a idade do animal. Mas trata-se de um cetáceo bem jovem, pois a espécie chega a medir 16 metros na fase adulta.

Leia também: Lobo-marinho aparece no Porto de Paranaguá

Segundo a bióloga Camila Domit, do Laboratório de Ecologia e Conservação de Mamíferos e Répteis Marinhos do CEM, logo após a coleta de amostras, a carcaça será levada até a zona de restinga da ilha para decomposição, servindo de alimento a outros organismos da praia.

Esse procedimento será coordenado pelo Instituo Ambiental do Paraná, que acompanha todo o trabalho nesta quarta e ainda não definiu como será o transporte do filhote.

Outros casos

Ainda de acordo com a bióloga, essa espécie de baleia existe em todos os oceanos e seu aparecimento é comum no Litoral do Paraná, principalmente entre os meses de junho e outubro, quando vêm à costa brasileira para reprodução.

No início deste ano, uma jubarte de 12 metros apareceu morta no balneário de Canoas, em Pontal do Paraná. No episódio, o animal surgiu na areia já em um avançado estado de decomposição. Equipes do Centro de Estudos do Mar e da prefeitura municipal tiveram que retirar o cetáceo da beira do mar e enterrá-lo em uma área próxima de restinga.

Já no mês de março, uma fêmea de sete metros de comprimento foi localizada na praia de Matinhos e especialistas do CEM também confirmaram a morte do animal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]