• Carregando...
 | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

O fim de semana promete ser bastante agitado em Curitiba por causa dos protestos em reação às delações de Joesley Batista, dono da JBS, que complicaram ainda mais a situação política do presidente Michel Temer (PMDB). Novas manifestações estão agendadas para os próximo dias. O principal deles é organizado pelo grupo Primavera Cidadã, cuja concentração começa às 14h de domingo (21) na Boca Maldita, no Centro da capital. Até o momento, pouco mais de 900 pessoas confirmaram presença e outras 2,2 mil demonstraram interesse. Eles pedem a renúncia o peemedebista e eleições diretas.

Além desse, outros atos estão marcados para a mesma data e horário. O “Manifesto Contra os Corruptos” propõe uma manifestação no mesmo horário na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico. Como o próprio nome sugere, o grupo pede a prisão de políticos envolvidos em escândalos de corrupção, citando os ex-presidentes Lula e Dilma, além de Temer e o senador Aécio Neves (PSDB), também presente na delação de Batista.

Protesto cancelado

Uma nova manifestação tinha sido agendada para esta sexta-feira (19), mas o baixo número de pessoas forçou os organizadores a cancelarem as atividades. Cerca de 70 pessoas foram até a Praça 19 de Dezembro.

Já na quinta-feira – menos de 24 horas depois da divulgação das gravações em que o peemedebista aparecia dando a o aval para que o dono da JBS comprasse o silêncio do deputado cassado Eduardo Cunha –, o grupo CWB Resiste reuniu cerca de 300 pessoas na Praça 19 de Dezembro para protestar.

Com exceção de algumas pequenas tensões com policiais em frente ao Palácio Iguaçu, algumas pequenas tensões com policiais em frente ao Palácio Iguaçu, o ato de quinta foi pacífico.

Em paralelo, na Praça Santos Andrade, a divisão paranaense da Frente Brasil Popular convoca militantes e movimentos sociais para pedir a saída do atual presidente e a realização de novas eleições diretas. Todos os atos estão sendo organizados pelo Facebook.

O movimento Vem Pra Rua Curitiba, por outro lado, acabou cancelando o protesto que planejava também para o domingo. De acordo com a página do grupo no Facebook, a decisão foi tomada por questões de segurança. “Em muitas cidades, não houve tempo hábil para planejar a segurança ideal, como sempre aconteceu, mesmo naquelas em que havia mais de um milhão de pessoas nas ruas”, diz a postagem que anunciava a mudança de data para um dia ainda não confirmado.

Veja os principais protestos contra Temer deste fim de semana:

“Impeachment do Michel Temer”

Organizado pelo grupo Primavera Cidadã, o ato acontece no domingo (21), na Boca Maldita, na Rua XV de Novembro, no Centro de Curitiba. Pedindo que Temer “saia imediatamente do poder”, a página do evento no Facebook estipula que o protesto comece às 14h e vá até 17h.

“Fora Temer | Diretas Já”

O ato está sendo organizado pelo Fórum de Lutas 29 de Abril, Frente Resistência Democrática e Frente Brasil Popular para pedir a “imediata convocação de eleições gerais no Brasil e a saída de Michel Temer da presidência”. O grupo se reúne a partir das 14h de domingo (21), na Praça Santos Andrade .

Manifesto Contra os Corruptos! Prendam Aécio,Dilma,Lula,Temer!

Pedindo a prisão de todos os políticos envolvidos em escândalos de corrupção, o protesto pede reforma política e renovação e defende que é preciso pressionar as autoridades “contra as maiores atrocidades” cometidas na política. De acordo com a página do grupo no Facebook, a reunião começará às 14h de domingo (21), na Praça Nossa Senhora de Salete.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]