• Carregando...
Numa tabacaria, havia cerca de 100 pessoas.. Já num clube de pôquer eram 50 os frequentadores que não respeitavam o decreto.
Numa tabacaria, havia cerca de 100 pessoas.. Já num clube de pôquer eram 50 os frequentadores que não respeitavam o decreto.| Foto: SSP-PR

Entre a noite de sexta-feira (28) e madrugada de sábado (29), equipes da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) fecharam seis estabelecimentos em Curitiba. Dez pessoas acabaram encaminhadas para a delegacia e um dos detidos tinha mandado de prisão em aberto.

A fiscalização fio realizada em 13 bairros da capital. Nos locais, as equipes encontraram pessoas sem máscara, sem respeitar o distanciamento social e consumindo bebidas alcóolicas.

As equipes da Secretaria Municipal do Urbanismo aplicaram 53 autuações administrativas às pessoas que cometiam irregularidades. Nos pontos onde a AIFU esteve presente, foi constatado que havia mais de 279 pessoas, sendo 161 foram abordadas e revistadas pelas equipes policiais.

Nos arredores dos comércios que foram flagrados abertos, houve abordagens a motoristas e outras ações voltadas ao trânsito que resultaram em 68 veículos fiscalizados, 52 autos de infração lavrados e sete veículos removidos ao pátio por pendências administrativas.

Insistência em descumprir medidas

O caso com maior aglomeração foi numa tabacaria da Cidade Industrial de Curitiba. No local, entre fregueses e funcionários, havia quase cem pessoas. Assim que chegaram à tabacaria, os policiais abordaram um casal que seria responsável por revistarem os clientes. “Com o homem foi localizado um radio comunicador e um simulacro de pistola, ambos apreendidos. Dentro do espaço todos os frequentadores foram abordados e quatro pessoas que seriam responsáveis pela organização e promoção do evento foram detidas”, explicou a  coordenadora operacional das equipes, tenente Carolina Félix.

Durante a ação da AIFU, porções de maconha, cocaína e ecstasy foram encontradas no chão do estabelecimento. Os detidos foram encaminhados à Delegacia de Crimes contra a Saúde Pública (Decrisa). De acordo com a AIFU, o mesmo local já tinha sido alvo de abordagens outras três vezes.

As equipes da AIFU abordaram ainda um clube de pôquer no bairro Água Verde. Segundo a tenente Félix, havia 50 pessoas praticando o jogo sem respeitar o distanciamento entre os jogadores. O responsável pelo estabelecimento assinou o Termo Circunstanciado, foi autuado pela Secretaria Municipal do Urbanismo e recebeu uma multa no valor de R$ 100 mil, além de ter o ponto comercial interditado.

“As pessoas chegaram a alegar que o espaço era grande e não havia aglomeração, porém, a infração foi constatada por não respeitarem o distanciamento e porque esse tipo de atividade está suspensa de acordo com o decreto governamental”, explicou a tenente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]