• Carregando...
 | Átila Alberti/Tribuna do Paraná
| Foto: Átila Alberti/Tribuna do Paraná

O ar gelado e seco segue predominando em Curitiba neste sábado (11). Geou na capital nesta manhã e o fenômeno veio acompanhado de temperaturas abaixo dos 4°C. Apesar do friozinho logo cedo, o tempo deve esquentar à tarde por causa da presença do sol que brilha em céu aberto. Pela previsão do Instituto Simepar, o fim de semana deve se manter assim, com manhãs mais frias, tardes aquecidas e voltando a esfriar à noite, sendo que no domingo (12) - Dia dos Pais - também há possibilidade de gear na capital e Região Metropolitana – além de outras regiões do estado.

Em Curitiba, as temperaturas variam entre 4°C e 20°C no sábado e o dia segue sem chuva. No domingo, segundo o Simepar, mesmo com a mínima mais elevada há possibilidade de formação de geadas fracas na região da capital por causa da baixa umidade. Neste dia, a previsão é de que os termômetros variem entre 8°C e 18°C. O sol também aparece e não deve chover. Aliás, chuvas só estão previstas para daqui duas semanas, no entanto, por ser muito distante, não é possível garantir que essa previsão se confirme. 

Leia também: Em três meses, 1.435 motoristas são multados em blitzes em Curitiba

No Interior, no distrito de Entre Rios, no município de Guarapuava, os termômetros chegaram a registrar -1°C na madrugada. A temperatura atingiu -0,3°C na região dos Campos Gerais e -0,2°C próximo a Toledo. Segundo o Simepar, a distribuição espacial das geadas no mapa do Paraná, que até sexta-feira (10) se concentravam entre as regiões Oeste e Sudoeste, avançaram em direção ao Leste e Nordeste do estado. Por causa disso, há alerta para formação de geadas no fim de semana em uma grande faixa que abrange Curitiba e RMC, Campos Gerais, uma parte do Sudoeste, Centro-Sul e parte do Nordeste. Ponta Grossa, União da Vitória, Palmas e Pato Branco estão entre as cidades onde podem se formar geadas de moderadas a fortes.

Na sexta, nos Campos Gerais, na região próxima a Ponta Grossa, os termômetros chegaram a marcar 0,6° C – a menor marcação até então. O frio nessa região conseguiu superar inclusive o dos municípios mais ao Sul do Paraná, que tradicionalmente trazem as menores temperaturas do estado. Em Palmas, a temperatura foi de 3,4° C na sexta.

No Litoral 

O friozinho também atinge o Litoral do estado. Segundo o Simepar, as temperaturas nas praias devem variar entre 10°C e 22°C no sábado. No domingo, as mínimas sobem um pouco e a previsão é que os termômetros variem entre 14°C e 19°C. Ainda segundo o Simepar, não deve chover, o sol aparece, mas o dia pode apresentar alguma nebulosidade. As rajadas de vento podem chegar a 54 Km/hora e, por conta do ar gelado, dão uma sensação maior de frio. Assim como na capital, as temperaturas baixas se restringem ao período da manhã e com a chegada da noite.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]