O Rio São João, em Guaratuba, foi interditado por tempo indeterminado na última quarta-feira (11) pelo Ibama do Paraná por causa dos riscos de contaminação que os produtos oferecem à população. Com isso, os moradores da região do litoral paranaense estão impedidos de usar o rio para banho, pesca ou qualquer outra atividade relacionada.
A interdição foi determinada a partir de uma portaria assinada pelo superintendente do órgão no estado, Julio Gonchorosky, e vem na sequência dos primeiros impactos ambientais do grave acidente envolvendo três caminhões na última sexta-feira (6) na BR-376. Após a colisão, cerca de 30 mil litros de óleo diesel e 7 mil litros de Osmose K33, produto tóxico usado na preservação e tratamento de madeira bruta, vazaram e alcançaram a água do rio.
Por causa dessa contaminação, peixes apareceram mortos no Rio São João, o que motivou a ação do Ibama de interditar toda e qualquer atividade no local. Na decisão, Gonchorosky pontua que a restrição foi tomada porque ainda não há informações precisas sobre a extensão da contaminação e que, por precaução, ficam proibidas atividades de recreação, esportes, pesca e irrigação do trecho que vai da rodovia até a baía de Guaratuba, onde o rio desemboca — totalizando cerca de 38 km.
Como a decisão do Ibama é válida por tempo indeterminado, a liberação do rio estará condicionada à melhora da qualidade da água. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) vai coletar amostras periodicamente para avaliar se ainda há resíduos tóxicos que representem algum risco.
Atendimento às famílias
Por causa dos riscos de contaminação à população ribeirinha, a prefeitura de Guaratuba anunciou que está trabalhando para fazer o atendimento às famílias que vivem na região, mas informou que não há problemas de abastecimento nas comunidades, já que o abastecimento é feito a partir de um ponto acima de onde aconteceu o acidente.
Segundo a administração municipal, a água do rio não é utilizada para abastecimento na rede pública. Ainda assim, cerca de 260 litros de água potável foram entregues às comunidades da região.
Com STF politizado, fugas de réus da direita se tornam mais frequentes
Estatais batem recorde na Lei Rouanet enquanto contas públicas fecham no vermelho
Frases da Semana: “Pela primeira vez, os brasileiros estão com inveja da Venezuela”
ONGs relatam mais de 100 mortos sob repressão do regime do Irã, que ameaça EUA