• Carregando...
Jardim Botânico vazio em Curitiba: pandemia voltou a crescer na cidade.
Jardim Botânico vazio em Curitiba: pandemia voltou a crescer na cidade.| Foto: Divulgação

Em meio ao feriadão de 7 de setembro, Curitiba voltou a funcionar sob bandeira laranja, que indica risco médio na pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus. Esta quarta-feira (9) foi o primeiro dia útil da nova determinação. Depois de três semanas em bandeira amarela, com medidas restritivas mais brandas, a cidade voltou a proibir o funcionamento de bares e casas noturnas, determinou o fechamento de todo o comércio (inclusive supermercados) aos domingos, e restringiu a utilização dos parques da cidade apenas para a prática de atividades físicas individuais. O aumento no número de novos casos, de pacientes internados e da ocupação de leitos, levaram Curitiba de volta à bandeira laranja.

As principais notícias do Paraná no seu whatsapp

Quando decretou a bandeira amarela, em 17 de agosto, Curitiba havia reduzido de mais de 500 para 457 a média móvel de novos casos diários na cidade, o que permitiu a redução do nível de alerta, pela tendência descendente da curva de contaminação. Essa média continuou caindo nos sete dias seguintes, chegando a 367 casos diários. Mas, desde então, vem crescendo. Voltou a ultrapassar os 400 casos diários e chegou, na última sexta-feira (4), data da revisão da bandeira, a 413 novos registros por dia, em média. A média móvel de mortes, que chegou a 10 por dia também voltou a subir, superando 12. São números que indicam maior atenção, como se pode ver na tabela abaixo.

Em 21 de agosto, ao final da primeira semana sob bandeira amarela, a cidade registrou 2.648 novos casos de Covid-19 em sete dias e tinha 298 pacientes com diagnóstico confirmado internados em leitos clínicos. No dia 4 de setembro, data da volta à bandeira mais restritiva, foram 2.895 novos casos em sete dias e 322 pacientes internados em leitos clínicos. Em ascensão, esses dois indicadores passaram do amarelo para o laranja.

Nos critérios de capacidade de atendimento também houve a mudança de amarelo para laranja em dois indicadores: número de leitos de UTI e número de leitos de enfermaria disponíveis. O número de leitos de UTI disponíveis reduziu de 72 para 67, na comparação entre as duas últimas semanas, enquanto os de enfermaria passaram de 139 para 116.

A pontuação final dos nove indicadores epidemiológicos para a Covid-19 em Curitiba subiu de 1,9 para 2,4. Com o índice menor que dois, a bandeira é amarela; entre 2 e 3, laranja; e acima de 3, vermelha.

Confira a evolução dos casos de coronavírus em Curitiba e no Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]