• Carregando...
Visita ao cemitério municipal de Curitiba é uma atividade histórica e cultural
Visita ao cemitério municipal de Curitiba é uma atividade histórica e cultural| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo/ Arquivo

Começam à meia-noite desta segunda-feira (14) as inscrições para as próximas turmas de visitas guiadas noturnas ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula, no São Francisco, em Curitiba. As vagas são limitadas e valem para os passeios que vão ser feitos na quinta (17), sexta (18) e sábado (19).

RECEBA notícias de Curitiba e região em seu Whatsapp

O cemitério que vai receber as visitas é o mais antigo de Curitiba e, segundo a prefeitura, os passeios noturnos pelo espaço estão entre as atividades mais concorridas do ano. Por isso, quem tiver interesse em conhecer mais sobre a história, a arquitetura e arte do local, bem como sobre as personalidades lá enterradas, terão que correr.

Para se inscrever é preciso mandar nome completo e RG, de até quatro pessoas, para o e-mail visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br e aguardar a confirmação. A participação é gratuita, com vagas limitadas.

Muita história

Fundado em 1854, o “Municipal”, como ficou conhecido o cemitério, guarda em seu território mais da metade dos 325 anos da capital paranaense.

Entre os muros inicialmente levantados por escravos repousam eternamente grandes personalidades curitibanas. Vicente Machado, a família Hauer, o coronel João Gualberto e os fundadores da Mate Leão e dos refrigerantes Cini, por exemplo, são todos habitantes perpétuos do Municipal. Ali também estão inúmeros anônimos que ganharam notoriedade só depois de sua morte. É o caso de Maria Bueno, a desconhecida que, depois de ser assassinada, em 1893, virou milagreira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]