• Carregando...
Dia amanheceu frio e com neblina na cidade . #clima #frio #neblina #tempo #outono #jardim #botanico
Dia amanheceu frio e com neblina na cidade . #clima #frio #neblina #tempo #outono #jardim #botanico| Foto: Gazeta do Povo

O fim do outono e início do inverno têm data e horário marcados. A troca de estações começa a partir das 12h54 desta sexta-feira (21), com previsão de tempo estável e temperaturas amenas no Paraná, pelo menos nos primeiros dias. Segundo o Instituro Simepar, a estação entra sem chuvas e ensolarada na maioria das regiões, com amplitude térmica variando entre 8° C e 26° C. Há condições para formação de nevoeiros ao amanhecer nas regiões Centro-Sul, Metropolitana de Curitiba e Campos Gerais.

RECEBA notícias de Curitiba e região em seu WhatsApp

Na sexta-feira, as menores temperaturas devem ocorrer em Rio Negro, Pato Branco e União da Vitória. Já as maiores estão previstas para Guaíra, Umuarama, Paranavaí e Foz do Iguaçu. O Simepar prevê que o tempo deve ficar encoberto em Guarapuava e Rio Negro e parcialmente nublado na capital, Litoral, nas regiões Central, Centro-Sul, Sul e Norte Pioneiro. Já o sábado (22) deve prosseguir sem chuvas, com leve aumento das temperaturas. No domingo (23) o sol deve predominar em todo o estado, com temperaturas entre 8° C e 27° C.

Bancos abrem nesta sexta pós-feriado, mas alguns lugares irão emendar. Saiba o que abre e o que fecha

Segundo o meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar, o inverno deve ser ameno, pois a temperatura média do ar deverá ficar acima do comportamento climatológico normal. Embora se caracterize como a estação mais seca, é provável que neste ano seja ligeiramente mais chuvoso, sobretudo em julho. Estão previstos períodos prolongados sem chuva quando predominarem massas de ar frio e seco. Ondas de calor devem ser mais frequentes em agosto e setembro.

Menos geadas

O fenômeno El Niño continua influenciando o clima na Região Sul, reduzindo as chances de geadas. No entanto, deslocamentos eventuais de intensas massas de ar frio podem causar o fenômeno e trazer queda acentuada nas temperaturas, principalmente nas regiões Sul, Centro-Sul, Centro e Campos Gerais.

RECEBA notícias de Curitiba e região em seu WhatsApp

“Os produtores de café devem ficar atentos às previsões de geadas para adotarem medidas de proteção dos viveiros e das mudas de até seis meses”, diz a agrometeorologista Ângela Costa, do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). O mesmo deve ser feito com as hortaliças. “Já o trigo e o milho devem desenvolver-se normalmente, atingindo boa produtividade”, afirma.

Vale ressaltar que o Simepar e o Iapar mantêm o serviço gratuito de alerta de geada, emitindo previsões com antecedência de 48 e 24 horas. Boletins também são divulgados pelo Disque Geada (43) 3391-4500, nas redes sociais e páginas do Simepar e Iapar.

Histórico do inverno

A base de dados históricos sobre o inverno paranaense apresenta baixos volumes de chuvas. Julho costuma ser menos chuvoso. Os registros de baixas temperaturas mais expressivos são de Palmas, no Sul do Estado.

O link de uma página do governo do estado traz uma tabela de valores das médias históricas de chuva (faixa de variação), temperatura mínima e temperatura máxima para cada região do Paraná nos meses de julho, agosto e setembro. Este ano, o inverno termina às 04h50 do dia 23 de setembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]