• Carregando...
 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Já são 10 dias de primavera, mas o Paraná experimenta temperaturas de inverno em muitas cidades nesta terça-feira (3). Segundo o Simepar, General Carneiro, no Sul do estado, marcou 3,1 ºC às 3 horas. Em Curitiba, às 5 horas, os termômetros estavam em 9,4°C. Segundo o Simepar, muitas cidades da metade Sul paranaense amanheceram com temperaturas abaixo dos 10°C, situação que pode se repetir nesta quarta (4).

Confira a previsão do tempo para a sua cidade

Leia também: Ventania derruba circo do Dedé Santana no Paraná

A causa dessas manhãs geladas é o o ar mais seco e frio predomina no estado, causando a queda dos termômetros, principalmente no amanhecer nas regiões Sul e dos Campos Gerais.

A explicação para a queda é a atuação da frente fria, que passou pelo Paraná causando tempestades em Curitiba no final de semana e avança pela região Sudeste, fazendo com que uma massa polar, que vem atrás da frente, tome conta do estado.

Em Curitiba, com o passar do dia, a atmosfera se esquenta e a máxima sobe até 21ºC, durante a tarde. À noite, volta a esfriar. A chuva, porém, não deve dar as caras até pelo menos a sexta-feira (6), de acordo com o instituto meteorológico, apesar da nebulosidade constante na cidade.

As mínimas só não ficam tão baixas no Litoral, graças a umidade do oceano. Ainda sob a influência do resquício da frente fria, a região deve ter alguma chuva pela manhã, e como as nuvens oferecem um efeito cobertor, a perda de temperatura não é tão acentuada como nas outras áreas. Assim, Paranaguá tem previsão de mínima de 18ºC, e máxima de 25ºC.

Mesmo nas cidades no Norte e Noroeste, geralmente com tempo mais quente, os termômetros devem experimentar baixa significativa. Londrina, por exemplo, que teve uma das temperaturas mais altas do Paraná na segunda-feira (2), não deve ultrapassar os 24ºC na terça-feira. Na cidade, a mínima fica em 13ºC.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]