i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Obituário

Ivo Bonato: um ítalo-curitibano típico, que amava gastronomia e passarinhos

  • PorMarcela Mendes
  • 26/04/2020 07:00
Ivo, ao lado da esposa e das filhas Roberta e Fernanda: uma vida dedicada ao bairro italiano.
Ivo, ao lado da esposa e das filhas Roberta e Fernanda: uma vida dedicada ao bairro italiano.| Foto: Divulgação / Arquivo da família

Nascido no berço curitibano daqueles que vieram das terras de Leonardo Da Vinci e Michelangelo, Ivo Bonato fincou raízes ainda mais fundas na bela e Santa Felicidade. Filho de imigrantes italianos, João Bonato Filho e Olivia Bazani, seguiu a tradição e manteve a família por perto, a poucos metros de distância, em um grande terreno no bairro dos restaurantes. Ivo Bonato morreu aos 73 anos no dia 06 de abril.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

Desde cedo, perseguiu aquilo que desejava. No caso da esposa, Rosângela, a perseguição foi literal. Ele a observou e a paquerou por muito tempo quando passava de carro em frente a uma loja de roupas onde ela trabalhava. Um dia, ao vê-la pegar uma carona no fim do expediente, não pensou duas vezes: a seguiu até sua casa, onde aproveitou para pedir permissão ao pai da moça para conversar com ela. A família se formou em um dos terrenos que o Nonno Bonato mantinha em Santa Felicidade.

“Todo mundo sempre morava muito junto. Era a casa da minha nonna, a horta, a casa da minha madrinha, um bosque e a nossa casa. A vida inteira foi essa vida em família”, conta a filha Fernanda Cabral Bonato.

De garçom a empresário

Batalhador, estudou só até a quarta série e logo cedo começou a trabalhar em lojas e depois no Restaurante Iguaçu, como garçom. Decidido, juntou dinheiro e encontrou dois parceiros para se aventurar no negócio próprio. Abriram o restaurante Roda D’Água e em pouco tempo ele se tornou um dos principais pontos de encontro para casais que queriam um jantar dançante animado na cidade. Alguns anos depois abriu o Roda D’Água Frutos do Mar, mas o empreendimento durou pouco tempo.

Depois de praticamente uma vida dedicada ao restaurante, Bonato decidiu unir duas paixões, o empreendedorismo e os pássaros, ao abrir o Aviário Ucelli. “Foi por meio dos restaurantes e dos passarinhos que ele construiu a maior parte das amizades. Não era apenas o trabalho dele, era onde ele fez seus amigos”, relata a filha. Em seus últimos anos de vida, optou por encerrar as atividades e viver de aposentadoria.

Também em Santa Felicidade ele passava muitas horas dedicadas ao jogo da cacheta em um bar tradicional chamado Bocca Maledeta que reunia homens de todo o bairro. Era um espaço onde as memórias da colônia italiana da região eram reavivadas.

Além do amor por passarinhos, o principal prazer de Ivo era passar tempo com a família. Gostavam de fazer viagens nas férias acompanhados de dois outros casais e, apesar do sangue italiano nas veias, era apaixonado por fazer churrasco. Quando já lutava contra a doença nos últimos anos, ganhou a companhia da primeira netinha, Bruna, que alegra toda a casa com seu sorriso.

Deixa esposa, duas filhas e uma neta.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.