• Carregando...
As vítimas participariam em sessões de Ectoplasmia na Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas (SBEE) | Reprodução/Google Maps
As vítimas participariam em sessões de Ectoplasmia na Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas (SBEE)| Foto: Reprodução/Google Maps

A Justiça do Paraná acatou na terça-feira (14) a denúncia do Ministério Público (MP) contra o médium Maury Rodrigues da Cruz, de 78 anos. Ele é fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas (SBEE), em Curitiba, e passa a responder como réu por violação sexual e estelionato.

De acordo com o MP, as investigações começaram em fevereiro deste ano e a denúncia foi protocolada no dia 2 de agosto à 13.ª Vara Criminal de Curitiba. Pelo menos 20 vítimas teriam sido ouvidas e a ação corre em segredo de Justiça. As informações são do Paraná TV 2.ª Edição, da RPC.

De acordo com o telejornal, que teve acesso à denúncia oferecia pelo MP, o juiz responsável pelo caso informou que se baseou em indícios que permitem confirmar, em tese, a existência dos fatos. Nesses documentos, Maury Cruz é acusado de violação sexual mediante fraude contra três vitimas. Ele também responde por estelionato. Na denúncia, ainda segundo a RPC, também estão casos que ocorreram há menos de seis meses, após o início das investigações.

Veja também: Vídeo gravado em cemitério é nova pista no caso do furto de corpo de criança; veja

Segundo o advogado Eduardo Knesebeck, que representa o médium Maury Rodrigues, a defesa do réu não se manifestará a respeito do caso porque o processo segue em segredo de justiça. “Pedimos desculpas, mas o juiz determinou que o processo seja sigiloso, então, para não atrapalhar o andamento do processo, não vamos nos pronunciar”, disse à Gazeta do Povo.

Algumas dessas denúncias contra o médium surgiram ainda em 2017, quando uma das possíveis vítimas usou seu canal no YouTube para relatar seu caso e incentivar outras pessoas contassem seus relatos. Os vídeos foram retirados do ar após uma liminar judicial que atendeu aos advogados do médium.

Nessas denúncias, as vítimas informam que supostos abusos ocorreriam depois das consultas espirituais de rotina da SBEE, quando o médium selecionaria algumas pessoas para participarem de outra sessão, chamada de ectoplasmia. Os escolhidos eram sempre homens mais jovens.

Em 22 de junho deste ano, ainda durante as investigações, Maury Rodrigues daria seu depoimento ao MP. Nesta data, familiares de supostas vítimas e ex-voluntários da SBEE protestaram frente à sede do MP da Rua Tibagi, no Centro de Curitiba, mas o médium não compareceu ao local alegando problemas de saúde.

Nesta quinta-feira (16), a SBEE publicou uma nota em sua página no Facebook refutando às acusações contra Maury Rodrigues. O documento — com data de 28 de fevereiro — informa que cerca de 20 a 30 médiuns participam em cada sessão de Ectoplasmia realizada pela sociedade e que “os trabalhos se desenvolvem em clima de serenidade, silêncio e recolhimento”. Isso, segundo eles, inviabilizaria as acusações, pois “seria necessário o concurso e a cumplicidade de todos os participantes dos trabalhos, inclusive do Espírito Leocádio José Correia” para que os fatos denunciados tivessem ocorrido.

Dr. Leocádio

Além de presidente e fundador da SBEE, Maury Rodrigues é conhecido por incorporar o espírito de Leocádio José Correia, médico que morreu no século XIX. De acordo com o site da sociedade, o contato teria viabilizado “ uma intensa e extensa atividade assistencial voltada para a saúde física, mental e espiritual” de quem procura o médico.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]