Arte e gastronomia típicas da Ucrânia. São esses dois elementos centrais da Feira de Poltava que vai ser realizada em Curitiba entre os dias 31 de agosto e 1.º de setembro. O evento vai recriar o ambiente de mercados populares do país do Leste Europeu com itens de artesanato, comidas típicas e apresentações artísticas. A entrada é gratuita.
Ao todo serão 30 expositores e 10 grupos folclóricos com números de dança, canto e música. Na edição anterior, mais de 3 mil pessoas passaram pelo espaço em que fica a sede do Clube Poltava, no bairro Água Verde, em Curitiba.
Os expositores vão levar artigos ucranianos e poloneses como cerâmicas, pinturas, decorações, vestimentas, acessórios e bordados, além das tradicionais pêssankas (amuletos em forma de ovos, pintados à mão).
Na culinária os destaques são para os pratos quentes como vareneke ( pastel cozido com recheio de batata e requeijão), holubtsi (charuto de folhas de repolho com recheio de arroz) e borsch (sopa de beterraba com carne). Nas sobremesas vão estar doces como o kutiá (doce gelado com trigo, mel e castanhas). Os preços variam de R$ 5 a R$ 20 tanto para comer no local quanto para levar.
SERVIÇO
Quando: de 31 de agosto a 1.º de setembro
Onde: Clube Poltava (Rua Pará, 1035, Água Verde)
Horário: sábado, das 10h às 22h e domingo, das 12h às 20h
Ingressos: gratuito
Com STF politizado, fugas de réus da direita se tornam mais frequentes
Estatais batem recorde na Lei Rouanet enquanto contas públicas fecham no vermelho
Trump analisa novas ações militares contra o Irã enquanto protestos se intensificam
Cientistas brasileiros avançam em diagnóstico de Alzheimer a partir de exames de sangue