• Carregando...
O macho adulto foi atendido na última segunda-feira (8) e não apareceu novamente | Divulgação/CEM
O macho adulto foi atendido na última segunda-feira (8) e não apareceu novamente| Foto: Divulgação/CEM

A visita de um lobo-marinho chamou a atenção de moradores e turistas no Litoral do Paraná nesta semana. O animal – um macho adulto de aproximadamente 1,60 m - foi visto na última segunda-feira (8) na orla de Guaratuba e recebeu atendimento da equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação do Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná (CEM-UFPR).

De acordo com a bióloga Camila Domit do CEM-UFPR, funcionários da prefeitura de Guaratuba realizaram uma ronda noturna para acompanhar o animal até a chegada dos médicos veterinários, que fizeram alguns exames e coletaram amostras de sangue . Um microchip também foi inserido no lobo-marinho para auxiliar em sua identificação e monitoramento.

- Leia também - Consultas gratuitas com veterinários vão até sexta-feira na Regional Cajuru

No entanto, diferente do que ocorre com outras espécies, o animal não foi encaminhado ao laboratório, mas atendido na praia. “Uma convenção internacional recomenda que espécies antárticas e subantárticas não sejam levadas para centros de reabilitação para evitar que elas incubem bactérias, vírus ou protozoários e acabem levando esses microrganismos para seu habitat”, explicou.

- Veja mais - Vai viajar no feriado? Confira a previsão de movimento nas estradas do Paraná

Por se tratar de uma espécie subantártica, o animal não foi levado para o laboratório, mas atendido pela equipe na praiaDivulgação/CEM

Ainda segundo a bióloga, o animal estava saudável. Entretanto, a pelagem passou por um processo de descoloração durante o atendimento para facilitar a identificação do animal por parte dos moradores, caso apareça novamente em alguma praia do Paraná. “Logo depois, ele foi para a água e não recebemos mais nenhum acionamento a respeito dele”, informa a bióloga.

Ao perceber o encalhe de animais como o lobo-marinho, tartarugas e aves marinhas nas praias do estado, a população deve evitar chegar perto dos animais e avisar imediatamente a equipe do CEM-UFPR pelos telefones (41) 3511-8671 ou 0800 642 3341.

Outras visitas ao Litoral

Essa não é a primeira vez que um lobo-marinho visita as praias paranaenses esse ano. No dia 31 de agosto, por exemplo, um filhote foi visto por funcionários do Porto de Paranaguá com um ferimento no olho esquerdo. Ele estava magro, debilitado e teria parado no local para descansar.

Já em 2017, ao menos três lobos-marinhos também foram vistos no Litoral do estado. Em um dos casos, o visitante se tornou até atração para banhistas que aproveitavam a praia de Guaratuba em setembro.

Mais de 2 mil encalhes

Em setembro, o número de encalhes de animais aumentou no Litoral do Paraná e centenas de pinguins, dois golfinhos e outras centenas de animais também foram encontrados mortos. De acordo com análise feita pelo CEM-UFPR, as espécies foram afetadas por uma sequência de fenômenos climáticos - como pancadas de chuva, rajadas de vento e agitação do mar - que teriam trazido mais de 2 mil carcaças para as praias paranaenses e catarinenses.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]