• Carregando...
Helicóptero da PM foi acionado para ajudar na busca do motociclista em Colombo. | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Helicóptero da PM foi acionado para ajudar na busca do motociclista em Colombo.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Bombeiros do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), unidade especializada em buscas e salvamentos, correm contra o tempo para tentar encontrar o motociclista Bento Dreher Neuhaus, 54 anos, desaparecido na enxurrada em Colombo na forte chuva que atingiu Curitiba e região metropolitana domingo (3). O terceiro dia de buscas segue nesta terça-feira (15) na região do Rio Palmital, onde Bento transitava de moto com o filho Adalberto Neuhaus, de 19 anos, na Rua João D’Agostin, quando foi levado pelo alagamento de galerias no bairro Maracanã. O filho conseguiu escapar da força das águas.

O receio do Corpo de Bombeiros é de que o corpo da vítima acabe desembocando no Rio Iguaçu. “Isso aumentaria muito a abrangência da busca e poderia trazer dificuldade para as equipes. Em situações como essa, envolvendo ambiente natural e curso de água, não há um padrão exato que possa ser seguido. As decisões vão sendo tomadas conforme vão se apresentado as circunstâncias. A vítima pode ser encontrada a poucos metros do local do desaparecimento, mas também pode aparecer a quilômetros de distância”, explica tenente Luiz Henrique Vojciechovski, do Gost.

- Leia mais - Motorista invade pista e provoca acidente grave na BR-277 na grande Curitiba

Para tentar encontrar a vítima o quanto antes e evitar que o trabalho se complique no leito do Rio Iguaçu, o Corpo de Bombeiros solicitou apoio do helicóptero do Batalhão de Operações Aéreas da Policia Militar (BPMOA) na retomada das buscas nesta terça-feira (15). Até as 12h30 desta terça, o motociclista não havia sido encontrado.

“A necessidade de uso do helicóptero foi confirmada perto das 9h30, para que o sobrevoo ajude a identificar algum vestígio pela vasta área que está sendo percorrida”, explicou o tenente Vojciechovski.

- Veja também - Homem se queima gravemente ao salvar cachorro de incêndio

No domingo e na segunda-feira as equipes andaram por uma grande extensão do Rio Palmital, cerca de 20 km, partindo da área onde ocorreu o desaparecimento e percorrendo galerias até o desemboque no rio. Os bombeiros chegaram até a região próxima do bairro Pineville, já na cidade de Pinhais.

De acordo com os bombeiros, a região mais afetada foi do bairro Alto Maracanã – onde o motociclista desapareceu. Ao menos 12 pessoas foram retiradas de suas casas na região. Três delas tinham algum tipo de deficiência e outras duas eram bebês. Outras vítimas de alagamento não quiseram sair de casa por medo de terem eletrodomésticos furtados

Protesto

Durante as buscas dos bombeiros nesta terça, moradores do Alto Maracanã protestaram para exigir da prefeitura de Colombo melhorias que evitem enchentes na região. Foram queimados pneus e madeira por volta das 11h, bloqueando o trânsito na rua em que o motociclista desapareceu.

Em nota citada no telejornal Meio-Dia Paraná, da RPC, a prefeitura de Colombo informou que vai instalar novos equipamentos que ajudem na vazão de água e novo pavimento na Rua João D’Agostin. Há previsão também da construção de um parque linear que auxilie na vazão. Entretanto, não há previsão de data para essas obras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]