Por dia, cerca de 850 motoristas são multados nas ruas de Curitiba por excesso de velocidade. O dado é uma média do acumulado de infrações registrado pela Superintendência Municipal de Trânsito (Setran) no 1.º semestre de 2019, que foi de 153.816 e representa 35 casos de desrespeito aos limites de velocidade a cada hora.
NOTÍCIAS SOBRE CURITIBA: faça parte do nosso novo canal para receber mais matérias
De acordo com a prefeitura, a estatística leva em conta aferições em trechos nos quais estão instalados equipamentos de fiscalização como radares fixos e barreiras eletrônicas. Ainda entram na lista os registros feitos por radares móveis, que, ao contrário do panorama nacional, deve ter seu uso expandido na capital.
O secretário da Defesa Social e Trânsito de Curitiba, Guilherme Rangel, em entrevista à RPC, esclareceu que a prefeitura de Curitiba utiliza atualmente dois radares móveis e a ideia é comprar mais oito equipamentos.
Muito rápido
Entre as infrações por excesso de velocidade, as mais comuns são dos motoristas que trafegam em velocidade superior à máxima em até 20%. Esses casos representam 90% do total de infrações registradas. Outros 9% das multas correspondem à velocidade superior à máxima de 20% a 50%. E 1% é do condutor que ultrapassa em mais de 50% o limite permitido.
Os dados, mais do que medirem o desrespeito, deixaram a prefeitura em alerta: em 2018, a velocidade foi o principal fator que levou a acidentes com morte no trânsito de Curitiba, de acordo com relatório do Programa Vida no Trânsito (PVT).
Com STF politizado, fugas de réus da direita se tornam mais frequentes
Estatais batem recorde na Lei Rouanet enquanto contas públicas fecham no vermelho
Frases da Semana: “Pela primeira vez, os brasileiros estão com inveja da Venezuela”
ONGs relatam mais de 100 mortos sob repressão do regime do Irã, que ameaça EUA