• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Os 3,2 quilômetros de revitalização ao longo da Avenida Manoel Ribas – principal via que corta os bairros Santa Felicidade e Botiatuvinha –, em Curitiba, serão entregues no próximo dia 6 julho, praticamente quatro meses antes do prazo estipulado pelo cronograma inicial. Primeira grande obra assumida pela nova gestão de Rafael Greca (PMN), a reforma tem agradado bastante, principalmente porque deu uma cara nova ao bairro. Mas não são só elogios.

Muitos moradores também se aliam a comerciantes e temem que as mudanças tragam novos riscos para pedestres e freiem o lucro dos estabelecimentos. A reportagem esteve no local na manhã de segunda-feira (25) e conversou com quem usa diariamente a via e selecionou as principais críticas e elogios. Confira:

CONTRAS

Comércio com medo

Embora o problema não seja tão grande quanto no Rua Nilo Peçanha, que teve praticamente todas as vagas de estacionamento engolidas pelo binário com a Mateus Leme inaugurado no fim do ano passado, a mudança nos espaços para paradas de carros tem tirado o sono dos comerciantes ao longo do trecho modificado da Manoel Ribas. O medo principal parte de quem tem loja na região.

De acordo com comerciantes, a quantidade de vagas para estacionamento nas ruas diminuiu principalmente porque as vagas em diagonal e em 90 graus, que permitiam volume maior de paradas, foram suprimidas pelo projeto. Dessa forma, o suporte vem das ruas laterais, o que não tem agradado muitos clientes.

“Eles não pensaram muito em nós comerciantes para fazer isso aqui”, reclama Bernadete Martins, de 46 anos, proprietária de uma lotérica na Manoel Ribas. Segundo ela, os clientes, que antes podiam entrar diretamente pela avenida, agora precisam sair da via e acessar o estabelecimento pela entrada lateral, o que não é menos prático. “Eu já ouvi cliente reclamando, dizendo que ficou pior. E nesse aspecto ficou”, pontua.

Leia também: Segurança no Parque Tanguá preocupa a poucos dias da reabertura do túnel

O que diz a prefeitura: “A Avenida Manoel Ribas é uma via de ligação metropolitana. No projeto de restruturação da avenida foram previstas calçadas acessíveis e ciclovias, de forma a garantir mobilidade de pedestres e ciclistas como também de usuários do transporte e veículos de passeio. A adequação à nova estrutura exigiu o alinhamento das áreas de estacionamento aos padrões de vias com a mesma configuração. Há perto de 300 vagas de estacionamento na Manoel Ribas, número que garante o atendimento da demanda existente.”

E esse afunilamento?

Trecho em que o trânsito na via afunila: para comerciantes e moradores, ainda há muita fila na região no horário de picoAniele Nascimento/Gazeta do Povo

A percepção de que o trânsito melhorou, e muito, é quase unânime. Não fosse por um trecho de aproximadamente 300 metros entre o supermercado Condor e o Contorno Norte, tão usado quanto e que exige a mesma paciência de sempre dos motoristas. “O congestionamento continua aqui nesse ponto. A rua é hiperlarga e chega aqui e estreita. É nesse ponto que os carros se acumulam e não tem o que fazer. Os motoristas têm que esperar do mesmo jeito”, relata a comerciante Marilena Nunes, de 52 anos.

Leia também: Bom para alguns, ruim para outros: impactos do novo Ligeirão após 3 meses

O que diz a prefeitura: “Após a finalização da sinalização, haverá monitoramento pelos engenheiros da Setran para verificação da necessidade de intervenções futuras. Neste período de adaptação, a equipe de Engenharia de Operação fará o monitoramento diário do comportamento no trânsito.”

Pé no acelerador

Com asfalto novo, há relatos de carros e motos transitando em maior velocidade no trecho. Só em uma semana foram três acidentes envolvendo motoqueiros, dizem comerciantesAniele Nascimento/Gazeta do Povo

O frentista Marcelo Almeida, de 38 anos, tem percebido um comportamento novo dos condutores que trafegam por ali: o asfalto novo parece ter se tornado um convite para quem gosta de acelerar mais do que o permitido.

“Ficou muito rápido. Só em uma semana foram três acidentes envolvendo motociclistas. Aqui tem que botar um radar ou uma lombada. Eles tiraram a lombada que tinha aqui e, com o asfalto zerado, os carros vêm com tudo mesmo”, argumenta Marcelo.

A situação também é muito parecida com o que ocorreu no binário Mateus Leme-Nilo Peçanha. Planejadas para desafogar o trânsito entre os bairros São Francisco e São Lourenço, as vias viraram espaço de carros e motos em alta velocidade - tanto que a prefeitura decidiu agir depois e reduzir o limite de velocidade no trecho.

O que diz a prefeitura: “A orientação da Superintendência de Trânsito (Setran) é que o motorista sempre respeite os limites de velocidade estabelecidos para as vias, sob pena de ser autuado pelo trabalho da fiscalização, com infração de trânsito e consequente perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além do pagamento de multa.”

“Além disso, está programada uma ação educativa da Escola Pública de Trânsito (EPTran) para o trecho, nos mesmos moldes das que foram realizadas em outros locais que tiveram intervenção do poder público, como nos binários Nilo Peçanha-Mateus Leme e do Santa Quitéria. Após essa primeira etapa, a Setran fará fiscalização do limite de velocidade com o apoio de radares estáticos (equipamentos com o apoio do tripé operados por agentes).”

A eternidade para o sinal verde

Demora no semáforo da Avenida Manoel Ribas com a Rua Napoleão Manosso também é criticada por moradoresAniele Nascimento/Gazeta do Povo

É no cruzamento com a Rua Napoleão Manosso que os pedestres têm cansado de esperar, já que os semáforos com botões exigem paciência de quem precisa atravessar a rua. A zeladora Carmen França, de 57 anos, conta que até já chegou a pedir alguma intervenção para as equipes da prefeitura que estiveram no local, mas de nada adiantou até agora.

“Já pedi umas três vezes para que eles mexessem aqui. Aí o que a gente faz é esperar quando está menos movimentado para atravessar. Eu sei que é perigoso, mas ninguém tem tempo para ficar com os braços cruzados na esquina”, reclama a zeladora.

O que diz a prefeitura: “O botão para travessia respeita o ciclo semafórico, para que motoristas e pedestres sejam atendidos. Mais uma vez, a orientação é de respeito à sinalização de trânsito - o que vale tanto para condutores quanto para pedestres.”

Acessibilidade deixa a desejar

Calçada com problemas na Avenida Manoel RibasAniele Nascimento/Gazeta do Povo

A expectativa do comerciante Celso Okama, de 55 anos, é que a calçada perto de sua farmácia e em outros pontos da via seja readequada. Ele alerta que, embora as obras ainda não estejam finalizadas por completo, o que os moradores do entorno têm visto até agora são alguns caimentos que prejudicam a circulação de cadeirantes, por exemplo, tirando a praticidade que eles tinham até então.

“As calçadas têm alguns pontos com desnível que até para a gente fica ruim. Se não corrigirem, o que acho que devem fazer, vai prejudicar a acessibilidade aqui”, pontua Celso.

O que diz a prefeitura: “Em obras de reestruturação viária é comum haver diferenças de nível entre a nova base e a estrutura anterior. São ajustes feitos ao longo da implantação. Nas obras de remodelamento da Avenida Manoel Ribas foi implantado novo pavimento e verificada a necessidade de nivelamento em alguns pontos.

No caso específico do cruzamento da Manoel Ribas com a Saturnino Miranda já foi feita a avaliação por técnicos da Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) e os ajustes à acessibilidade serão feitos neste e em outros pontos, caso seja necessário, para garantir plena acessibilidade para todos.”

PRÓS

Beleza

“Tem alguns pontos que poderiam ser mais práticos, mas. quando você olha e lembra do que era antes, dá para ver que ficou bem mais bonita”, aponta o comerciante Celso Okama. O projeto de revitalização feito pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) considerou no desenho paisagístico o plantio de 400 espécies nativas de árvores ao longo dos 3,2 quilômetros. Além do verde que já começa a se desenhar, o asfalto novo e a nova sinalização também chamam a atenção.

Mais agilidade

Era a parte mais esperada. Passar pela Avenida Manoel Ribas nos horários de pico tirava qualquer motorista do sério. E usuários do transporte coletivo também, já que pela via passam mais de nove linhas de ônibus, inclusive algumas metropolitanas. “Isso melhorou 99%. Ficou muito melhor mesmo e a gente vê porque aquelas filas que tinham aqui direto já não tem mais”, afirma o frentista Marcelo Almeida.

Sinalização

Como a obra é recente, a sinalização horizontal está em perfeitas condições. Com vagas de estacionamentos bem delimitadas, a via também tem seu próprio trecho para passagens de bicicletas, as chamadas ciclofaixas.

Mais iluminada

Novos postes foram implantados ao longo do trecho renovado da via, o que pode melhorar a sensação de segurança para quem circula por ali ao anoitecer. “Tem mais luz e isso é melhor em qualquer lugar. Aqui também, pois as coisas não são tão tranquilas”, comenta o comerciante Okama.

Antes do prazo

A previsão inicial era de que a obra fosse finalizada em novembro desse ano, mas, com praticamente tudo nos eixos, a administração municipal informou na semana passada que as obras serão inauguradas no dia 6 de julho - quando começa a tradicional Festa do Frango, Polenta e Vinho no bairro. Os investimentos feitos chegaram a R$ 20 milhões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]