• Carregando...
Curitiba
Curitiba| Foto: José Fernando Ogura/ANPr

A prefeitura de Curitiba deve anunciar ainda nesta terça-feira (18) um novo decreto com medidas para o enfrentamento à pandemia do coronavírus. A validade do atual decreto sobre o tema, estabelecendo a "bandeira laranja" na cidade, chega ao fim nesta quarta-feira (19), apenas uma semana após entrar em vigor. A curta duração, alertou a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, no último dia 12 de maio, teria ligação com os números da pandemia, que avançavam de forma "galopante" e precisariam ser reanalisados em uma semana, com possibilidade de troca para "bandeira vermelha".

Nesta terça-feira (18), a prefeitura não antecipou se haverá prorrogação da bandeira laranja ou troca para a bandeira vermelha. A decisão, segundo a prefeitura, é tomada a partir da análise do Comitê de Técnica e Ética Médica da secretaria municipal da Saúde, que leva em consideração o aumento do número de novos casos da doença, casos ativos, taxa de transmissão e ocupação de leitos.

Naquele 12 de maio, boletim da secretaria da Saúde apontava que, dos 525 leitos de UTI do SUS reservados para pacientes com sintomas da Covid-19, 483 estavam ocupados e 42 estavam livres. Menos de uma semana depois, em 16 de maio, eram apenas 23 livres. Os casos ativos - ou seja, pessoas infectadas e que podem transmitir o vírus - também aumentaram: no início do mês de maio, eram 6.217 casos ativos; em 10 de maio, chegou a 7.485; nesta segunda-feira, 17 de maio, o número subiu para 8.593.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]