• Carregando...
Vacina da Pfizer é a única autorizada pela Anvisa para ser aplicada em adolescentes a partir de 12 anos.
Vacina da Pfizer é a única autorizada pela Anvisa para ser aplicada em adolescentes a partir de 12 anos.| Foto: Gilson Abreu / AEN

Sem ampliar a vacinação de adolescentes contra a Covid-19 desde o último dia 2 de outubro, Curitiba está prestes a retomar a imunização deste grupo. Com a chegada do primeiro lote de doses do imunizante da Pfizer especificamente direcionado para os jovens com idades entre 12 e 17 anos e sem comorbidades, a expectativa é vacinar os nascidos em 2006 já nos próximos dias.

Receba as principais notícias de Curitiba e do Paraná

O lote com 318.240 doses das vacinas chegaria ao Paraná em dois voos na noite desta terça-feira (19), no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais. Deste total, 228.150 doses têm indicação de uso exclusivo como D1 nos adolescentes menores de idade e sem comorbidades.

Em entrevista ao Boa Noite Paraná, da RPC, o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, explicou que as doses serão distribuídas às regionais já nesta quarta-feira (20). "Já na quinta-feira teremos essas vacinas para os adolescentes nos municípios do Paraná", disse.

Com base nas cinco últimas distribuições feitas pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) às 22 Regionais de Saúde, espera-se que a Regional Metropolitana – responsável pela distribuição das vacinas para Curitiba – receba um terço do total das doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde ao Paraná. Caso essa divisão se confirme, a regional receberia cerca de 73 mil doses.

Este montante seria suficiente para que Curitiba, com sua fatia dentro deste total, abra uma nova data de vacinação para a próxima faixa etária de adolescentes – os nascidos em 2006. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da capital, o público total dentro desta faixa etária é estimado em 20 mil pessoas.

Em nota, a SMS confirmou ainda que “o município aguarda novas remessas de doses para retomar a vacinação e avançar na imunização deste grupo”. Caso a nova remessa de vacinas da Pfizer destinada aos adolescentes chegue nos próximos dias à Curitiba, “a vacinação deste grupo será retomada ainda nesta semana”, informou a pasta.

Procurada pela Gazeta do Povo, a Sesa informou apenas que a distribuição das doses entre as regionais “está sendo elaborada pelas equipes da secretaria”. O total de doses que cada uma das regionais de Saúde receberá só deve ser anunciado na quarta-feira (20).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]