• Carregando...
Viatura da Polícia
Viatura da Polícia Rodoviária Estadual| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Nenhum homicídio em nove dias de Operação Verão Maior no Litoral do Paraná. Este é o destaque do 1° balanço da operação apresentado pela Polícia Militar neste domingo (29). Do dia 20 de dezembro até às 9h50 deste domingo, nenhuma ocorrência com morte violenta foi registrada.

“Diminuir homicídio é muito importante, pois para nós uma única vida salva já vale todo investimento e aparato aplicado”, avalia o Subcomandante do 9º Batalhão, major Luciano Romão. “Nossa recepção ao turista na entrada das cidades e principais vias de acesso aos balneários, com viaturas posicionadas, também faz grande diferença, pois as pessoas de bem sentem-se seguras ao encontrar a PM e os mal intencionados já sabem que os policiais vão agir caso eles tentem cometer crimes”, descreveu.

De acordo com ele, os números só foram alcançados graças ao trabalho que a PM tem desenvolvido no combate ao tráfico e do uso de drogas. O número de ocorrências em geral também diminuiu. “Com nossas ações e operações, a gente vem buscando reduzir índices criminais e aumentar a sensação de segurança. Para nós estes são dois fatores primordiais para que tenhamos um verão de maior tranquilidade aos veranistas e moradores”, completou.

Os índices de furto, roubo e perturbação de sossego continuam com redução, segundo os dados apresentados. O número de ocorrências gerais, se comparado com o mesmo período do ano anterior, também reduziu em 19%, ou seja, 251 ocorrências a menos.

Nos primeiros sete dias desta temporada, foram registrados 93 furtos, contra 123 no mesmo período da temporada anterior, redução de 24%. Os roubos também apresentaram redução (-50%), caindo de 16 para 8.

Uma das situações que mais incomoda o cidadão nesta época, a perturbação do sossego também registrou queda de 10% no período, caindo de 224 para 202 casos. O aplicativo 190 PR, lançado na véspera do início da temporada tem sido um grande aliado para otimizar as denúncias. “Além de trazer acessibilidade às pessoas, facilita a hora de acionar a PM”, disse.

As abordagens

Durante a primeira semana de temporada no litoral, a Polícia Militar abordou mais de 5,1 mil pessoas e 2,3 mil veículos. Ao todo, foram apreendidos mais de 23,6 quilos de drogas, três armas de fogo e 42 munições. Foram registrados 144 Termos Circunstanciados no geral. Além disso, 231 pessoas foram presas, 24 adolescentes apreendidos e um veículo recuperado.

Mais de 7,8 mil orientações foram feitas aos veranistas, e entregues aproximadamente 6,9 mil pulseiras de identificação às crianças.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]