• Carregando...
Imagem ilustrativa. Foto: Bigstock | Bigstock/
Imagem ilustrativa. Foto: Bigstock| Foto: Bigstock/

Cem pessoas morreram no Paraná por causa da gripe em 2018. O dado consta no boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) na quarta-feira (29). Esse número representa um aumento de 150% em relação ao mesmo período de 2017, que teve registro de 40 mortes por causa da doença

Curitiba é a cidade com mais casos registrados e, de acordo com o boletim, já são 14 óbitos desde o início do ano. Na sequência, Londrina teve 12 mortes; Foz do Iguaçu, 8; Maringá, 6; Guarapuava,5 e Cascavel, 3.

Leia também: Desafio faz crianças se machucarem em escola de Curitiba e põe pais e governo em alerta

Ainda de acordo com informações da secretaria, os idosos representam a maioria das vítimas, já que do total de pessoas que morreram, 62 tinham mais de 60 anos. O levantamento também apontou que 28 das cem pessoas tinham tomado a vacina contra a gripe. O boletim informa que essas pessoas tinham outros fatores de risco, como doenças crônicas.

Confira algumas dicas para tentar evitar a gripe

ASesa e os órgãos de saúde recomendam outras medidas preventivas para evitar a doença. São elas:

- Higienizar as mãos com álcool gel ou água e sabão (depois de tossir ou espirrar, antes de comer, antes e depois de tocar os olhos, boca e nariz);

- Não compartilhar objetos de uso pessoal como garrafa da água, por exemplo;

- Cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ou com o antebraço ao tossir ou espirrar;

- Manter os ambientes arejados, como portas e janelas para evitar a circulação do vírus;

Saiba mais: Colégios militares estão com inscrições abertas; saiba como matricular seu filho

Todos esses cuidados são importantes porque a transmissão do vírus influenza ocorre via contato com secreções das vias respiratórias que são eliminadas quando a pessoa contaminada fala tosse ou espirra. Além disso, a contaminação também ocorre por meio de mãos e objetos contaminados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]