• Carregando...
Vacina da Covid-19 do laboratório Pfizer.
Vacina da Covid-19 do laboratório Pfizer.| Foto: Pedro Ribas / AEN

Oficialmente, a vacinação da Covid-19 de grávidas começa nesta segunda-feira (10) em Curitiba, junto com mulheres que tiveram filho nos últimos 45 dias e portadores de síndrome de Down, dentro da segunda fase nacional da imunização, que inclui também pessoas com comorbidades. Porém sábado (8), quando a vacinação era exclusiva para profissionais de saúde, gestantes já foram vacinadas na capital com doses da Pfizer.

Receba no seu WhatsApp notícias de Curitiba e do Paraná

Uma das grávidas que recebeu a primeira dose sábado no posto de saúde do bairro Guaíra explica que a informação de que as gestantes estavam recebendo a vacina no fim de semana começou a circular em grupos de WhatsApp.

"Eu sabia que a vacinação aquele dia era só para profissionais de saúde. Mas vi essas mensagens de que as grávidas estavam sendo vacinadas sábado e resolvi ir ao posto de saúde. Tinha até fila só de grávidas separada dos profissionais de saúde", explica uma das mulheres imunizadas antes do calendário oficial, grávida de sete meses.

A prefeitura de Curitiba confirma que aplicou a primeira dose da vacina em gestantes dois dias antes do calendário foi oficial. "Sábado, algumas gestantes foram aos postos de vacinação com informações desencontradas sobre a imunização. Devido ao fato de o cronograma ser aberto já na segunda-feira, essas gestantes foram vacinadas para evitar que tivessem que voltar", explica a Secretaria Municipal de Saúde em nota.

Para se vacinar, as gestantes devem ter mais de 18 anos e apresentar carteirinha de pré-natal (SUS ou particular) ou resultado positivo de laboratório para exame de gravidez com o nome da paciente. No caso de gestantes atendidas na rede particular de saúde, há ainda outra opção para comprovar a gravidez no momento da vacinação, que é apresentar a declaração preenchida pelo médico disponível no site do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]