• Carregando...
 | Giuliano Gomes/Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Giuliano Gomes/Gazeta do Povo/Arquivo

Uma sugestão que possibilita passagens de ônibus mais baratas no caso de compra antecipada foi aprovada pela Câmara de Curitiba na sessão desta terça-feira (1.º). A indicação tem o objetivo de incentivar o uso do transporte público e também aumentar o uso do cartão-transporte na cidade, o que reduziria a incidência de assaltos nos coletivos. A medida foi encaminhada à prefeitura para análise e não há prazo para que haja decisão.

Segundo o vereador Bruno Pessuti (PSD), autor da proposta, a ideia surgiu logo após o decreto municipal que reduziu a validade dos créditos de transporte de cinco anos para apenas um, mudança que ocorreu no último dia 3 de junho. De acordo com ele, a ação corrigiu o déficit gerado devido à grande diferença entre o valor da tarifa em 2012 e atualmente. No entanto, os usuários perderam o benefício de economizar com a compra antecipada.

“Então, nada mais justo do que oferecer desconto de R$ 0,10 a R$ 0,15 por passagem para a pessoa que adquirir créditos com antecedência, mesmo que ela vá utilizar o serviço no próximo dia útil. Isso incentiva o uso do transporte público, evitando a fuga de passageiros para outros meios de transporte”, afirmou.

Se aprovada, a medida pode trazer benefícios para o usuário e também para funcionários das empresas de ônibus, que têm sido alvo de bandidos em assaltos e arrastões como o que vitimou o motorista Edmilton José de Melo, 45, assassinado dia 22 de julho. “Com menos dinheiro circulando, menor a atratividade para os ladrões”, pontuou Pessuti.

Sugestão

Ainda de acordo com ele, a necessidade de mudança é urgente. Por isso, o autor preferiu optar por uma sugestão ao Executivo – que pode ser aprovada pela prefeitura por meio de decreto - no lugar de um projeto de Lei. “O projeto de lei demoraria muito mais para ser aprovado e nós já estamos tentando implementar essa medida desde a gestão passada, quando o Ministério Público do Paraná (MP-PR) entendeu que os créditos do cartão-transporte não poderiam ser comprados por dois preços diferentes”.

Procurada, a Urbs - empresa que gerencia o transporte público em Curitiba - informou que não se manifestará a respeito da sugestão porque não teve conhecimento do teor da proposta. Já a prefeitura de Curitiba explica que a sugestão será encaminhada para avaliação da equipe técnica e ainda não há prazo para a decisão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]