• Carregando...
Mais de 300 mil curitibanos com menos de 60 anos já foram vacinados; veja fila por idade
| Foto: Pedro Ribas/SMCS

Mais de 300 mil pessoas com idades entre 18 e 59 anos já receberam ao menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Curitiba (veja infográfico logo abaixo). Parte delas já foram vacinadas porque pertencem a algum dos subgrupos do grupo prioritário, como professores, trabalhadores da área da saúde, entre outros. Assim, entre as 304.097 pessoas vacinadas até terça-feira (15), há inclusive jovens entre 18 e 19 anos (3.097 pessoas nesta faixa etária) ou adultos ainda entre 40 e 44 anos (35.045 pessoas nesta faixa etária). No calendário de imunização vigente em Curitiba, a população em geral (que não pertence a nenhum grupo prioritário) já foi chamada dos 59 anos até os 53 anos.

A prefeitura alega que precisa de mais doses para avançar na vacinação e chamar pessoas de outras idades. Em Curitiba, viveriam 1.191.916 pessoas entre 18 e 59 anos de idade: assim, 304.097 vacinados até 15 de junho representam mais de 25% do público alvo desta etapa da campanha de imunização.

Pelo cronograma divulgado pelo governo do Paraná no final da manhã desta quarta-feira (16), toda a população adulta receberia ao menos a primeira dose até o final de setembro. Pessoas entre 59 e 40 anos de idade devem ser chamadas para a primeira dose até 18 de julho; pessoas entre 39 e 30 anos, até 22 de agosto; pessoas entre 29 e 20 anos, até 19 de setembro; e pessoas entre 19 e 18 anos, até 30 de setembro. Já a prefeitura de Curitiba optou por não divulgar um calendário antecipado, com previsão de data de vacinação para cada faixa etária. Curitibanos têm sido chamados geralmente às vésperas da data da vacinação.

Apesar da estimativa do governo estadual, cabem às prefeituras das cidades organizarem seus calendários, de acordo com as doses que recebem e a estrutura que possuem para fazer a imunização. A prefeitura de Curitiba alega que tem capacidade para aplicar até 30 mil doses por dia, mas que são necessários mais imunizantes para cumprir com o cronograma divulgado pelo governo estadual.

“Em relação ao calendário de vacinação divulgado nesta quarta-feira (16) pelo Governo do Estado, Curitiba informa que tem capacidade operacional para cumprir o cronograma, porém o município depende do repasse dos imunizantes. Para atender o primeiro grupo proposto até o dia 18 de julho - faixa etária de 52 a 40 anos – a capital precisa receber mais de 253 mil doses de vacina de primeira aplicação”, diz a prefeitura.

Confira abaixo quantas pessoas em Curitiba já receberam a primeira dose e também a segunda dose até 15 de junho, em cada faixa etária, e qual a respectiva estimativa populacional:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]