• Carregando...
estátua de bronze sem a placa de bronze que foi furtada
Uma placa de protesto foi colocada no local da placa roubada. Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo.| Foto:

A placa de bronze da Associação Comercial do Paraná (ACP) foi furtada pela segunda vez em um intervalo de apenas dois meses. A chapa, que homenageia o Barão do Serro Azul, fundador da ACP, estava fixada junto ao busto estátua do barão, na sede da associação na Rua XV de Novembro, no Centro de Curitiba. O objeto foi furtado com o auxílio de um pé de cabra na madrugada da última segunda-feira (22).

RECEBA notícias de Curitiba e região no seu WhatsApp

De acordo com a ACP, a placa estimada em R$ 3 mil pesava cerca de 80 quilos e havia sido colocada no local recentemente, uma vez que a peça original já havia sido furtada no dia 22 de fevereiro. Segundo o presidente da Associação, Gláucio Geara, até houve uma tentativa de reforçar a estrutura com mais parafusos, mas nem mesmo isso impediu a ação dos criminosos.

Geara conta ainda que, após a ocorrência de fevereiro, a própria prefeitura de Curitiba sugeriu que a houvesse uma troca no material durante a reposição, optando pelo mármore que possui menos valor de revenda. Contudo, mesmo com o aviso a placa foi reposta em bronze para não fugir do padrão.

Para o presidente, o furto carrega uma perda histórica. e emocional. “A associação possui 129 anos. A estátua carrega um legado do Barão do Serro Azul, entidade que representa os comerciantes do Paraná”, lamenta. Devido a falta de câmeras no local, imagens do furto não foram captados. Porém, Geara destaca algo que pode ajudar nas investigações. “Não teria como alguém carregar um objeto tão pesado na mão”, aponta.

Para reposição, a terceira placa já foi encomendada — desta vez em mármore. Para evitar que o busto do barão também seja furtado, há previsão para reforçá-la com parafusos extras e cimento especial com alta fixação. Enquanto a nova peça não chega, uma mensagem de protesto foi colocada no lugar.

Crime recorrente

O furto da placa da estátua do Barão de Serro Azul é apenas mais um entre os vários crimes do tipo que foram registrados nos últimos tempos na região central de Curitiba. Em 2017, vários bustos foram furtados das praças Santos Andrade e Rui Barbosa — o que motivou uma determinação do prefeito Rafael Greca (DEM) de retirar cerca de 40 bustos e monumentos de espaços públicos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]