• Carregando...
Rafael Greca com  a vice-governadora Cida Borghetti no novo Ligeirão: prefeito informou passageira que estava no ônibus errado. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Rafael Greca com a vice-governadora Cida Borghetti no novo Ligeirão: prefeito informou passageira que estava no ônibus errado.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Muitos passageiros estão embarcando errado no Ligeirão Norte-Sul, no primeiro dia de circulação da nova linha na manhã desta quarta-feira (28), entre o Terminal Santa Cândida e a estação-tubo Bento Viana, perto da Praça do Japão, no Batel. Ao ponto de o próprio prefeito Rafael Greca (PMN) ter de informar uma passageira de que estava no ônibus errado em uma das primeiras corridas do novo ônibus na manhã desta quarta-feira (28). Para evitar esse problema, é recomendável conferir os horários do novo Ligeirão.

Duas coisas têm gerado dúvidas aos passageiros no primeiro dia da nova linha: o local de embarque e a cor do biarticulado. No caso do embarque, muitos passageiros estão entrando no novo Ligeirão acreditando ser a linha Santa Cândida-Capão Raso. Isso porque a plataforma de embarque da antiga linha está sendo usada para os passageiros entrarem no Ligeirão Norte-Sul.

- Leia mais - Caos no trânsito nesta quarta: Lula e Bolsonaro em Curitiba, novo ligeirão, futebol, novenas e chuva

A cor do ônibus também tem surpreendido os passageiros. Ao contrário do Ligeirão Pinheirinho-Carlos Gomes, lançado em 2011 e que é da cor azul, o Ligeirão Norte-Sul é vermelho,assim como os outros biarticulados, entre eles o Santa Candida-Capão Raso, que faz praticamente o mesmo trajeto que a nova linha.

- Leia também - Após noite de enchentes, chuva deve se intensificar nesta quarta em Curitiba

Na viagem que fez no ônibus na manhã desta terça junto com a vice-governadora Cida Borghetti, que assume o governo do estado semana que vem com a renúncia de Beto Richa para disputar o Senado, Greca puxou papo com a aposentada Carmem Portella dos Santos, de 67 anos. Na conversa, o prefeito descobriu que a passageira havia se confundido e, ao invés do Santa Cândida-Capão Raso, acabou entrando no Ligeirão Norte-Sul. No bate-papo, o prefeito avisou Carmem que o ônibus não iria até o Capão Raso, onde ela teria de descer, e a orientou a desembarcar na estação Bento Viana e pegar o outro ônibus.

“Achei confuso. Naquela plataforma eu sempre pegava o biarticulado normal, que vai até o terminal do Capão Raso. Não sabia que esse era diferente”, lamentou a Carmem.

Nas primeiras viagens da linha, logo cedo, outros passageiros também se confundiram. Para orientar os passageiros, funcionários da Urbs - empresa municipal que gerencia o transporte público em Curitiba - entregam panfletos informando o trajeto do novo ônibus.

A Urbs afirma que os embarques errados podem estar acontecendo porque nem todos os 18 biarticulados usados na inauguração da linha nesta quarta são dos 25 novos modelos recém-adquiridos. Desta forma, alguns deles ainda não estão identificados com adesivos que informa que o veículo é da Linha Ligeirão Norte-Sul. Portanto, a orientação é para que os passageiros prestem atenção no momento do embarque, até que todos os biarticulados entrem em operação.

Sobre a lotação ônibus sentido Batel já no primeiro dia de circulação, Greca disse que considera comum e que os ajustes nos próximos dias devem dar mais fôlego à linha. “Vem cheio nos horários de pico, mas como são de dois em dois minutos, quem quer espera o próximo”, disse o prefeito durante a viagem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]