Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
ataque animal

“Não tivemos outra opção”, afirmam PMs que atiraram em cães para salvar idosa

Aposentada Mari Salet Ferreira levou mais de 20 pontos no rosto e terá de passar por cirurgia após ataque de um rotweiller e um pit bull no bairro Atuba. Foto: PM (Foto: )

Os policiais que atiraram contra dois cachorros para salvar uma idosa nesta quarta-feira (27) em Curitiba afirmam que não tiveram outra opção.  Os soldados Evandro Peterle e Cleverson Penter, do 20.º Batalhão da Polícia Militar (PM), faziam ronda no bairro Atuba quando ouviram os gritos de socorro da mulher. Ao dobrar a esquina e entrarem na Rua Antônio de Cristo, eles encontraram a funcionária pública aposentada Mari Salet Ferreira, de 72 anos, já bastante machucada sendo atacada por um pit bull e um rotweiller. Os cães morreram ao serem alvejados. A ação foi filmada. Assista ao vídeo no fim da reportagem (contém cenas fortes).

RECEBA notícias de Curitiba e regiao em seu Whatsapp

Socorrida pela ambulância do Siate, a vítima ficou internada no Hospital Cajuru até o fim da tarde desta quarta. As mordidas causaram mais de 20 pontos no rosto da aposentada, que terá de passar por cirurgia plástica para reconstruir a orelha direita. Ela também levou duas mordidas profundas na perna. No momento do ataque, Mari estava indo pegar ônibus para ir ao banco. A idosa também terá de tomar vacina antirrábica.

Os policiais explicam que tentaram desvencilhar a mulher dos cachorros antes de disparar contra os animais. “Chegamos com os pneus da viatura arrastando para assustar os cães, mas mesmo assim eles não soltaram a senhora, que já estava bastante machucada na cabeça”, explica Peterle.

O soldado Penter chegou a efetuar um disparo no chão para forçar os cães a soltarem a mulher. Mas aí os animais partiram para cima dos policiais. “Neste momento não tivemos outra opção. Tivemos que atirar nos animais para preservar a vida da senhora e também as nossas próprias vidas”, enfatiza Peterle.

O vídeo de uma câmera de segurança mostra a mulher caminhando quando aparecem os dois cachorros. Tanto o pit bull quanto o rotweiller vão na direção dela, que tenta se desvencilhar deles com a bolsa. Ao caminhar para trás, a mulher tropeça e cai, momento em que os  cachorros a atacam com mordidas na cabeça. Os cachorros chegaram a arrastar a mulher pela calçada.

Logo na sequência aparece a viatura da PM. Assim que o soldado dispara no chão, os cachorros se voltam contra os PMs. “Nosso principal objetivo era salvar a senhora. Se nós não tivéssemos aparecido de imediato, os cachorros poderiam até ter matado a vítima”, enfatiza Peterle.

Opinião compartilhada pelo filho da vítima, o microempreendedor Gláucio Ferreira da Rocha, 41 anos. “Deus colocou esses policiais no caminho da minha mãe hoje. Se não fossem eles, acredito que a minha mãe não estaria viva”, agradece o filho.

Soltos na rua

O dono dos cachorros foi encaminhado para a Central de Flagrante no bairro Portão. Ele assinou um termo circunstanciado por omissão de cautela dos cachorros. A Polícia Civil agora aguarda a alta da vítima para ouvi-la.

De acordo com vizinhos, era comum ver os dois cães de grande porte soltos pela rua. À Polícia Militar, o dono dos cachorros alegou que o portão da residência está com defeito, o que permitiu a fuga dos animais.

ATENÇÃO: Vídeo contém cenas fortes

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.