• Carregando...
Ideia de doar sangue partiu dos próprios policiais do Bope. | Divulgação/Polícia Militar
Ideia de doar sangue partiu dos próprios policiais do Bope.| Foto: Divulgação/Polícia Militar

A baixa disponibilidade de sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) neste inverno fez com que policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar decidissem comemorar doar sangue. A ação iniciou na última segunda-feira (9) e segue até esta sexta (13) com a participação de mais de 100 policiais, todos das Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone), grupo especializado no combate à criminalidade de maior violência que comemora 26 anos de atuação.

De acordo com o Coronel Hudson Leôncio Teixeira, diariamente um ônibus tem saído do Comando Geral da PM, no bairro Rebouças, em direção ao Hemepar, banco de sangue do governo do Paraná responsável por 384 hospitais. “Cerca de 25 policiais por dia têm se disponibilizado voluntariamente a realizar essa doação e o número deve ser ainda maior no último dia”, adiantou.

- Leia também - Polícia prende quadrilha de batedores de carteira que atuava nas praças do Centro

A ideia, segundo ele, surgiu dos próprios policiais, que queriam unir a data do aniversário da companhia com uma ação social que os aproximasse da comunidade. “Temos realizado várias ações com esse objetivo atendendo pedidos da própria população”, afirmou o coronel. Por isso, todos os voluntários fizeram a doação vestindo sua farda.

- Leia mais - Para conter enchentes, Curitiba terá novos reservatórios na região do Alto da XV

Hemepar precisa de doações

De acordo com o Hemepar, a ação da Rone acontece justamente em um momento de queda no número de doações devido às férias escolares e às baixas temperaturas. Por isso, o convite para se tornar um doador se estende a toda população que estiver em boas condições de saúde.

Policiais voluntários realizam a doação vestindo sua fardaDivulgação/Polícia Militar

Para realizar a coleta basta dirigir-se ao banco de sangue mais próximo e passar por uma triagem clínica. Durante essa etapa será respondido um questionário sobre hábitos, estado de saúde, histórico de doenças e comportamento sexual. As respostas são confidenciais.

Durante a triagem também é verificada a pressão arterial, o peso – que precisa ser maior do que 50 kg – e ainda é realizado um teste rápido para verificar se o candidato à doação não tem anemia. Se a pessoa for aprovada, passará para a sala de coleta, onde o procedimento dura cerca de dez minutos.

Todo doador deve ter entre 16 e 69 anos de idade, e os menores precisam da autorização dos responsáveis. Também é importante evitar a ingestão de comidas gordurosas nas quatro horas que antecedem a coleta.

Endereço

O Hemepar fica na Travessa João Prosdócimo, 145, no bairro Alto da XV. A instituição atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e também aos sábados, das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone 3281-4000.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]