A chegada do frio a Curitiba veio acompanhada de muitas piadas e memes sobre a relação da cidade com as baixas temperaturas. Nas redes sociais, basta o morador de qualquer outro estado brasileiro reclamar que começou a esfriar para que apareça um curitibano para dizer que gelado mesmo é na terra das araucárias. Uma brincadeira tão recorrente quanto verdadeira. Mas você sabe por quê?
Na verdade, há mais de uma razão que justifica por que Curitiba é a capital mais fria do país. A primeira é justamente a sua localização, já que a distância dos trópicos faz com que a incidência de raios solares seja menor nesta época do ano. Como estamos nos aproximando do inverno, a inclinação da Terra deixa toda a região Sul mais distante do Sol, o que dificulta seu aquecimento.
É por isso que os curitibanos veem menos dias ensolarados do que quem vive em Fortaleza ou Natal, por exemplo. Como os estados do Nordeste estão exatamente sobre os trópicos e muito próximos da Linha do Equador, o Sol incide com muito mais regularidade — o que justifica o calor em pleno inverno. Como Curitiba fica bem mais longe, temos menos sol e, por consequência, muito mais frio.
A altura do frio
Só que essa não é a única razão. Se fosse apenas a distância dos trópicos, Florianópolis e Porto Alegre seriam ainda mais geladas. E é aí que o a sua posição e o relevo passam a influenciar. A altitude de Curitiba e o fato de estarmos muito perto das praias também explicam por que a cidade é ainda mais fria que a capital gaúcha, que fica bem mais ao Sul do país.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fato de estarmos próximos ao mar e a predominância do vento do Quadrante Leste trazem umidade do oceano, o que aumenta a nebulosidade. Mais nuvens no céu também significa menos sol durante o dia — ou seja, mais frio.
A altitude de Curitiba também explica essa friaca que rotineiramente se instala sobre a região. Embora, em teoria, quanto mais perto dos polos o frio aumente, Porto Alegre está praticamente ao mesmo nível do mar, o que também influencia no clima local. Já a capital paranaense fica a uma altitude de 945 metros, o que por si só já torna tudo bem mais gelado.
Prisão de Filipe Martins por suposto uso do LinkedIn é inadmissível em uma democracia, dizem juristas
Punições por contágio: STF enterra princípio básico do Direito Penal
TCU fará inspeção no Banco Central por supostas falhas na liquidação do Master
Polícia Federal determina volta de Eduardo Bolsonaro ao trabalho no Rio