• Carregando...
Árvores caídas na Praça da Espanha, em Curitiba, após temporal no começo da manhã desta quinta-feira.
Árvores caídas na Praça da Espanha, em Curitiba, após temporal no começo da manhã desta quinta-feira.| Foto: Durval Ramos / Gazeta do Povo

Curitiba e o Paraná amanheceram debaixo de um forte temporal nesta quinta-feira (30). Na capital e região metropolitana houve granizo, além de fortes trovoadas e raios em um temporal por volta das 6h que causou queda de árvores, alagamentos e corte no fornecimento de energia elétrica em diversos bairros. E a previsão é de mais chuva nesta quinta.

Até as 10h, prefeitura de Curitiba registrou 125 solicitações de lona por causa dos estragos em telhados de casas nos bairros Boqueirão, Boa Vista, Portão, Pinheirinho, Santa Cândida e Santa Felicidade. Também foram registrados 118 pedidos feitos pelo 156 para retirada de galhos caídos pela cidade. Os bairros afetados foram o Uberaba, Jardim das Américas, Santa Quitéria, Mercês, Hauer, Água Verde, Bigorrilho, Cajuru e Boa Vista.

RECEBA notícias de Curitiba e região em seu Whatsapp

Em Rio Branco do Sul, na grande Curitiba, 100 residências ficaram destelhadas. Também houve problemas em Colombo e Pinhais.

A Companhia de Energia do Paraná (Copel) informa que 41 mil imóveis ficaram sem luz só em Curitiba na manhã desta quinta. Na região metropolitana as equipes também estão tendo muito trabalho para reestabelecer o fornecimento. Em São José dos Pinhais, 9,5 mil ficaram sem energia. Em Piraquara foram 2,7 mil e em Quatro Barras, 1,2 mil imóveis.

Já a Sanepar informa que 20 bairros de Curitiba ficaram sem água por causa da chuva. São eles: Cajuru, Guabirotuba, Jardim das Américas, Uberaba, Fazendinha, Portão, Santa Quitéria, Vila Izabel, Seminário, Água Verde, Novo Mundo, Capão Raso, Boqueirão, CIC, Fanny, Guaira, Hauer, Lindoia, Pinheirinho e Xaxim. A normalização do sistema está prevista para o decorrer da madrugada de sexta-feira (31).

O Corpo de Bombeiros do Paraná informou que em Curitiba e RMC os números são de 14 cortes de árvores, um desabamento, um alagamento, seis deslizamentos e 78 destelhamentos. Houve, também, o registro de 34 acidentes de trânsito durante o período de chuvas.

  • Motorista perdeu o controle durante a chuva e foi parar em um dos lagos do Parque Tingui.
  • Dois carros que passavam pela Rua Luiz Leão, ao lado do Passeio Público, foram atingidos pelas árvores que caíram.
  • Cama elástica levada pelo vento teve de ser retirada por equipe da Copel na Avenida Paraná, no Boa Vista.

No bairro Água Verde, uma árvore caiu nas proximidades da Arena da Baixada. A chuva também causou alagamentos na Avenida Getúlio Vargas e na Rua Coronel Dulcídio.

No Centro de Curitiba, uma árvore caiu no cruzamento entre as ruas Marechal Deodoro e Marechal Floriano Peixoto, complicando o trânsito. No bairro Santa Quitéria, a queda de árvores travou o trânsito nas ruas Curupis, Reinaldo Pazello e outras. Na principal via do bairro, a Avenida Arthur Bernardes, também há árvores caídas.

No Centro Cívico, um poste caiu em um acidente de madrugada na Rua Mateus Leme, nas proximidades do Bosque do Papa, também complicando o trânsito. No mesmo bairro, o portão da Assembleia Legislativa caiu com o forte vento, mas já foi recolocado.

Houve queda de duas árvores também na Rua Silva Jardim, no Centro, nas proximidades do Hospital Pequeno Príncipe. Nesta mesma região, uma mulher foi atropelada na Rua Brigadeiro Franco perto da Silva Jardim, o que intensificou ainda mais o trânsito nesta manhã.

Na Praça da Espanha, no entre o Bigorrilho e o Centro, o cenário era assustador. Diversas árvores caíram e uma delas estragou o toldo de um restaurante. " A dona da banca de revistas da praça, Miriam Grandes, teve que abrir uma hora mais tarde por causa dos estragos. "Trabalho há 27 anos nesse ponto e nunca vi a praça desse jeito. Está tudo um caos", afirma.

Mesma opinião da auxiliar administrativa Alexsandra dos Santos, 44 anos, que trabalha em um prédio na região da Praça da Espanha. "Estou com medo de andar na rua e ser atingida por um fio. Não consegui entrar na garagem com o carro porque está tudo interditado. Nunca vi a praça assim", ressalta.

Outra árvore caiu na Rua Júlia Wanderlei, no bairro Bigorrilho, também causando transtorno - o bairro também ficou sem luz.

A chuva também causou queda de energia em diversos bairros, como Portão, Bacacheri, Cabral, Uberaba, Jardim das Américas, Rebouças, Santa Quitéria, Cajuru, Batel, entre outros, causando o desligamento de semáforos. Houve também alagamentos.

Na Linha Verde, vários semáforos também tiveram queda de energia bem no horário de rush de manhã, complicando ainda mais o trânsito. Na Avenida República Argentina entre os bairros Portão e Água Verde mesma situação: diversos sinaleiros desligados.

Rio Branco do Sul

Em Rio Branco do Sul, na região de Curitiba, desde as 4h desta quinta o Corpo de Bombeiros registra ocorrências. Cerca de 500 residências ficaram destelhadas na cidade.  Os moradores afetados permanecem em suas casas tentando proteger os bens que restam, já que a chuva permanece caindo na região. Além dos destelhamentos, há registros de pessoas ilhadas por alagamentos e quedas de barreiras.

Os atendimentos em Rio Branco do Sul estão sendo feitos por três viaturas do Corpo de Bombeiros de Rio Branco do Sul. Também há apoio da corporação de Almirante Tamandaré e de bombeiros comunitários. Já foram registradas 25 ocorrências na cidade.

"Nesse tipo de situação a gente vai realizando os atendimentos sem o registro das ocorrências, de acordo com a demanda. Só vamos ter um balanço de tudo ao término do dia", Eduardo Bonfim, bombeiro comunitário do município.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]