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Novos biarticulados devem ser entregues no aniversário de Curitiba, em 29 de março | Divulgação/Scania
Novos biarticulados devem ser entregues no aniversário de Curitiba, em 29 de março| Foto: Divulgação/Scania

Pouco mais de um ano após serem apresentados ao prefeito Rafael Greca e à população de Curitiba, os primeiros biarticulados produzidos pela Scania a integrar a frota do transporte público da capital já têm data para começar a circular pelas ruas da cidade. Seis ônibus produzidos pela empresa sueca foram adquiridos pela Viação Cidade Sorriso e devem ser entregues até o aniversário de Curitiba, em 29 de março. Assim, a previsão é que os veículos comecem a rodar já em abril.

A aquisição dos ônibus representa a entrada da Scania no mercado brasileiro de biarticulados e acontece em um momento de renovação da frota curitibana: até 2020, Curitiba deve receber 450 novos ônibus - 157 dos quais já foram comprados e entregues até o início de fevereiro. Além disso, ela põe ao fim do domínio exclusivo da Volvo no mercado, o que pode vir a afetar os preços a que os ônibus são comercializados. A primeira aquisição foi negociada a cerca de R$ 7,5 milhões.

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De acordo com a assessoria de imprensa da Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp), as linhas que receberão os novos ônibus ainda não foram definidas. Como os veículos vão substituir carros antigos, a Viação Cidade Sorriso e a Urbs devem traçar juntas um planejamento para isso, considerando as linhas com maior necessidade de substituição de ônibus.

A Setransp informou ainda que existe um estudo para adaptar o protótipo testado no município entre 2017 e 2018 às normas e características exigidas pela Urbs. Dessa forma, ele também poderia ser integrado à frota do transporte público de Curitiba.

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Características

Seguindo os padrões estabelecidos pela Urbs, os novos ônibus diferenciam-se de antigos que seguem em circulação por algumas características. A cor, por exemplo, voltou a ser o vermelho meteoro, tom utilizado nos primeiros biarticulados, devido ao custo mais baixo de manutenção. Além disso, a iluminação interna é feita com LED e as paredes internas são da cor gelo, que contribui para o ganho em luminosidade.

As principais alterações, no entanto, dizem respeito ao motor. Além de ter 360 cv — ante os 340 cv usados até então —, o propulsor fica na parte dianteira do veículo, em vez de ser central. A potência e a localização devem contribuir para que a resposta do ônibus seja melhor na hora de subir uma ladeira, por exemplo, mesmo que esteja cheio.

A única novidade apresentada no protótipo testado que não foi aceita foi o aumento das portas. O veículo usado para testes tinha portas com 1,45 m de largura, o que gerou problemas em estações tubo com anteparos para conter a ação de fura-catracas. Assim, as portas de 1,25 m foram mantidas.

A reorganização dos bancos do veículo, que proporcionou nos testes uma sensação de maior conforto aos passageiros, devido ao espaço para circulação, não foi confirmada pela empresa ou pela Setransp. Contudo, a redução das caixas de roda está confirmada e deve contribuir para que o ônibus fique mais espaçoso.

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