• Carregando...
Manifestantes protestam contra o corte de verbas para as federais anunciado pelo MEC
Manifestantes protestam contra o corte de verbas para as federais anunciado pelo MEC| Foto: Hedeson Alves/ Gazeta do Povo

Centenas de manifestantes se reuniram na noite desta quarta-feira (08) em frente ao prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no Centro de Curitiba, para protestar contra o bloqueio de verbas a universidades e institutos federais de todo o país anunciado na semana passada pelo Governo Federal. Este é o primeiro de uma série de atos organizados por estudantes para os próximos dias — inclusive durante a visita do presidente Jair Bolsonaro (PSL) à capital paranaense nesta sexta-feira (10).

RECEBA notícias de Curitiba e região no seu Whatsapp

A mobilização desta quarta foi organizada pelo coletivo Lutar e Educar, vinculado ao curso de Pedagogia da UFPR. Por volta das 18h30, a Praça Santos Andrade já estava tomada por manifestantes, que ocuparam a escadaria do prédio histórico da instituição e seguiram em marcha pelo Centro da capital.

Manifestantes fecharam várias ruas do Centro de Curitiba
Manifestantes fecharam várias ruas do Centro de Curitiba| Hedeson Alves/Gazeta do Povo

Às 19h20, o grupo saiu em caminhada em direção ao Instituto Federal do Paraná (IFPR), passando pelas praças Zacarias e Rui Barbosa. Durante o percurso, o trânsito foi totalmente bloqueado na região central — o que complicou a circulação de veículos no trecho, principalmente porque o ato aconteceu próximo à hora do rush. Viaturas da Polícia Militar acompanharam todo o ato.

Por causa da passeata, o trânsito ficou bastante carregada para os motoristas que seguiam pelo Centro. A Rua Marechal Deodoro foi a primeira a sentir o peso dos bloqueios, com uma fila que se estendeu até à Rua Mariano Torres. Também houve complicação na Avenida Sete de Setembro, quando os manifestantes fecharam tanto a pista que segue no sentido Jardim Botânico quanto a canaleta do biarticulado.

O ato foi inteiramente pacífico e sem pontos de confusão. No máximo, durante determinado ponto da caminhada, alguns motociclistas furaram o bloqueio montado pela PM e tentaram contornar o grupo que avançava pela Praça Zacarias, o que resultou em buzinaço e xingamentos. A polícia não precisou intervir.

Novos atos

Estudantes já organizam novos atos para protestar contra o bloqueio de verba que, segundo o próprio governo, ainda tem chances de ser revisto. . O próximo deles acontece nesta sexta-feira (10), durante a visita do presidente Jair Bolsonaro a Curitiba. Na caminhada desta quarta, os manifestantes convocavam os estudantes para participarem do novo ato, que deve se concentrar mais uma vez na Praça Santos Andrade e seguir até o Palácio Iguaçu, no Centro Cívico.

Na próxima semana, no dia 15, está programada uma mobilização nacional contra o bloqueio, que deve abranger não só estuantes, mas também docentes, sindicatos e outros movimentos sociais.

Bloqueio polêmico

A medida imposta pelo Ministério da Educação retira 30% das verbas de custeio destinada a essas instituições, o que pode inviabilizar as atividades e os serviços prestados já a partir da segunda metade do ano. Somente na UFPR, a ordem significa R$ 48 milhões a menos no caixa, atingindo despesas como água, energia e restaurantes universitários.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]