• Carregando...
guindaste ergueu a rede a cerca de três metros de altura. | Cecília Tümler/Gazeta do Povo
guindaste ergueu a rede a cerca de três metros de altura.| Foto: Cecília Tümler/Gazeta do Povo

Entre as pessoas que passaram pela Boca Maldita, na Rua XV de Novembro, no Centro de Curitiba, nesta segunda-feira (7), uma das frases mais ouvidas era “O que é esse monte de lixo?”. A população se referia ao conteúdo de uma rede pendurada por um guindaste no local que, apesar de parecer conter apenas lixo a primeira vista, tratava-se de uma performance com dois atores. A apresentação integra a mostra Palco Giratório 2017, promovida pela Federação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) e pelo Serviço Social do Comércio (Sesc).

Chamada de Dilúvio MA, a intervenção urbana investiga uma abordagem artística voltada ao pensamento ecológico, de acordo com o site da mostra. “Habitando o interior da instalação de lixo com composições coreográficas e práticas meditativas, dois performers estabelecem uma relação de contra fluxo ao ritmo urbano”, diz a sinopse. O grupo de Porto Alegre faz apresentações que evidenciam lugares ligados à memória afetiva das cidades que tenham relação com poluição e esquecimento.

Executivos, carrinheiros, estudantes e moradores de rua integravam a população que observava a performance, que começou por volta das 8h30 da manhã desta segunda. O estudante Yuri Hruschka, de 20 anos, faz faculdade de Direito em um prédio logo em frente ao local da apresentação, e aproveitou o o horário de intervalo da aula pra observar o que estava acontecendo. “ Definitivamente é impactante, algo que não se vê todos os dias”, opina o estudante.

Cecília Tümler/Gazeta do Povo

Além da performance curiosa, que envolvia momentos de canto e movimentação dentro da rede, a altura de aproximadamente três metros acima do chão também conferia excentricidade à situação. “Eu não ficaria lá em cima, me dá medo só de olhar”, afirma Hruschka.

Motorista e operador do guindaste que segurava os artistas, Ademir de Paula explica que a ação não tem perigo. “A rede está presa por uma cinta que aguenta até 2,5 mil toneladas, e, apesar de parecer ser feita de linha, é cheia de cabos de aço”, detalha o operador.

Palco Giratório

Realizado há 20 anos pelo Sesc, o Palco Giratório 2017 acontece em Curitiba entre os dias 7 e 13 de agosto. Intervenções urbanas e espetáculos teatrais selecionados para o projeto itinerante compõem a Mostra Poéticas Urbanas na capital paranaense, com apresentações gratuitas na Rua XV de Novembro e no Teatro do Sesc da Esquina.

Colaborou: Cecília Tümler

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]