• Carregando...
Prefeitos falam com governador do Paraná por videoconferência
Videoconferência nesta quarta (17) entre prefeitos da RMC e o governador do Paraná| Foto: Rodrigo Félix Leal/Aen

Em videoconferência na manhã desta quarta-feira (17) com prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), ficou definido que o estado irá publicar até sexta-feira (19) uma regra comum de horários e funcionamento de atividades de serviços, comércios e indústrias para todos os municípios da Grande Curitiba.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

O decreto também irá definir o escalonamento de atividades e quais serão proibidas. O governo estuda, por exemplo, fechar os shoppings aos finais de semana (assim como o decreto laranja de Curitiba), proibição do ingresso de crianças menores de 12 anos em supermercados e do consumo de bebidas alcoólicas nas ruas depois das 22 horas, bem como aglomerações em pátios de postos de combustíveis e parques.

“Esse é um problema comum e temos que pensar ele de forma coletiva e estratégica. É um trabalho pontual para a Região Metropolitana de Curitiba nesse momento, mas ele pode ser ampliado para outras regiões do estado”, afirmou o governador.

As medidas propostas visam diminuir a circulação de pessoas e evitar o colapso nos leitos disponíveis para atendimento a pacientes infectados pela Covid-19 nas redes pública e privada. A 2ª Regional de Saúde, que engloba 29 municípios da RMC, é a que apresenta maior índice de casos (3.413) e de óbitos (135), segundo o boletim epidemiológico publicado nesta terça-feira (16). A macrorregião Leste também tem 74% de taxa de ocupação nos 230 leitos de UTI disponíveis para a Covid-19 na rede pública.

Segundo o prefeito da capital Rafael Greca (DEM), o decreto também deve especificar como será a cooperação entre as esferas do poder público no enfrentamento da pandemia.

“Aguardamos o regramento comum proposto pela Secretaria de Estado da Saúde. Todos nós, prefeitos, decidimos ser parceiros e ouvir as recomendações do governador, para poupar a nossa região e o nosso Paraná da grave emergência sanitária que nos empurra para um lockdown, que nenhum de nós deseja”, comentou.

Os municípios da RMC já haviam criado em maio um comitê de enfrentamento de operações emergenciais à Covid-19 regional e um Fórum de Gerenciamento Metropolitano (com prefeitos e técnicos da área de saúde) para tentar unificar decisões no combate à doença.

No dia da criação do Fórum, em 22 de maio, o presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) e prefeito de Fazenda Rio Grande, Márcio Wozniack (PSDB), ressaltou a importância de decisões únicas para evitar as unilaterais ou divergentes que poderiam impactar as cidades vizinhas e reduzir a eficácia das mesmas.

“Temos uma grande preocupação com relação as medidas de isolamento e, principalmente, do afrouxamento de tais medidas. Não adianta eu proibir o comércio, academias, entre outras atividades em um município enquanto o vizinho afrouxa. Precisamos tomar ações de nível metropolitano e a orientação e até intervenção do governo do estado neste momento é fundamental para isso”, declarou à época.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]