• Carregando...
 | Alexandre Mazzo/Gazeta do Povo
| Foto: Alexandre Mazzo/Gazeta do Povo

A falta de água em alguns bairros de Curitiba e Região Metropolitana ocorrida no último fim de semana não é algo que deve se tornar rotina durante o verão. Mesmo com a demanda de água em alta por causa do forte calor dos últimos dias, não deve haver racionamento na capital do Paraná, garante a empresa. Os problemas de desabastecimento foram causados por queda de energia, que deixou inoperantes alguns centros de reservação, responsáveis por abastecer a região Norte de Curitiba e outras cidades no entorno.

Segundo o gerente-geral da Sanepar para Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, Antonio Gerardi, não há problema de falta de água nos mananciais e barragens, que atualmente operam com uma média de 77% da capacidade, devendo chegar a 90% em janeiro (mês das chuvas). Mas as temperaturas acima dos 30°C registradas nesta semana provocaram um aumento de 12% no consumo de água na última semana, enquanto que no mesmo período do ano passado o aumento foi de 8%.

Veja também: Calor de rachar muda até o horário do comércio em Antonina

“Nessa época do ano sempre temos um consumo extra, por causa do calor intenso e de hábitos de consumo da população. Tivemos também problemas com temporais, o que causou a parada de algumas elevatórias por falta de energia. Mesmo com as obras de reforço e melhoria que estão sendo feitas, a região Norte de Curitiba acabou sofrendo com o problema”, explica Gerardi.

De acordo com o gerente da Sanepar, essa região tem ainda um índice menor de reservação domiciliar, ou seja, faltam caixas d´água em muitos domicílios. Ele garante que, no caso desses desabastecimentos que duram menos de 24 horas, as caixas d´água conseguem garantir que as pessoas tenham água nas torneiras até a retomada do abastecimento. Além da falta de energia, obras de manutenção e rompimento de redes adutoras também podem ocasionar falta de água por algum tempo.

Leia mais: PM salva pelo telefone bebê de apenas oito dias no Litoral do Paraná

Os centros de reservação funcionam como caixas d´água que ficam localizadas nos bairros e distribuem a água que vem das barragens para as residências. Atualmente existem 50 centros de reservação em Curitiba e RMC. “Temos algumas obras em andamento ou projetadas no plano diretor do sistema integrado para reforçar essa distribuição, com a do Bacacheri-Santa Cândida, onde está sendo construída uma estação elevatória e uma adutora e ainda será construído mais um reservatório”, afirma Gerardi.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]