• Carregando...
Sanepar flexibiliza racionamento de água em Curitiba e RMC na próxima semana
| Foto: Lineu Filho/Tribuna do Paran
Apuração em andamento
Este conteúdo é sobre um fato que ainda está sendo apurado pela redação. Logo teremos mais informações.

O rodízio no abastecimento de água em Curitiba e Região Metropolitana (RMC) será flexibilizado na próxima semana graças ao aumento no nível dos reservatórios com a chuva dos últimos dias. A partir da próxima segunda-feira (15), o racionamento da Companhia Paranaense de Saneamento (Sanepar) passa a ser de 60 horas com abastecimento e 36 horas sem água. Desde agosto, o racionamento é de 36 horas com água e 36 horas sem. A tabela dos bairros no novo rodízio foi divulgado na sequência.

RECEBA NOTÍCIAS DE CURITIBA E DO PARANÁ NO WHATSAPP

Para implantação do novo rodízio os bairros serão divididos em quatro grupos, cuja tabela será apresentada ainda nesta quinta-feira (11). Cada grupo tem cerca de 980 mil pessoas.

Nesta quinta-feira (11), o nível das quatro barragens que abastecem a capital e cidades vizinhas chegou a 68,05%. Esse é o melhor índice das barragens em um ano, quando o sistema chegou perto do colapso. Em novembro de 2020, o armazenamento ficou em apenas 26%. Se caísse para somente 25%, a Sanepar teria que adotar rodízio de 24 horas com fornecimento por 48 horas sem água.

Para que o racionamento seja completamente encerrado, o sistema precisa chegar a 80% de capacidade. O que, pela planejamento da Sanepar, pode ocorrer no início de 2022 se o volume de chuva se confirmar entre janeiro e março.

"Chegando a 80% de reservação, suspenderemos a interrupção no abastecimento. A chuva será importante. A previsão é de novembro e dezembro com previsão de precipitação abaixo da média histórica, com fevereiro voltando à média", avalia o presidente da Sanepar, Cláudio Stabile.

Desde o fim de 2019 o Paraná, em especial a região Leste, que inclui Curitiba e RMC, sofre com a pior estiagem da história. Quadro que levou o governo do estado a decretar emergência hídrica, com racionamento implantando em municípios de outras regiões. Desde março de 2020 a capital e municípios vizinhos têm racionamento, que só foi totalmente paralisado para as festas de Natal a réveillon no fim do ano passado.

O rodízio em março do ano passado começou com quatro dias de abastecimento e um dia sem. Em julho de 2020, com a queda nos reservatórios, o sistema passou a ser de 36 horas com água e 36 horas sem. Em março desse ano, o nível dos reservatórios chegou a 59,79%, o que permitiu à Sanepar flexibilizar o racionamento para o mesmo rodízio que entra em vigor segunda-feira. Porém, em agosto, as barragens voltaram a cair, chegando a 47,5%, quando a companhia voltou ao rodízio 36h x 36h.

Apesar da flexibilização, a Sanepar apela à população para que continue economizando água, focando o consumo apenas no necessário. A meta de redução individual de 20% no consumo de cada pessoa segue em vigor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]