• Carregando...
Secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, em live sobre a pandemia
Secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, em live sobre a pandemia| Foto: Reprodução/Facebook

“Essa semana a gente ficou muito chateada, eu pessoalmente, a gente tem um histórico aqui de gente séria e aqui a gente não brinca. Fiquei muito triste quando uma pessoa falou que a gente fica o dia inteiro reunido para pintar uma bandeirinha”, desabafou a secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak, na transmissão do boletim epidemiológico de sexta-feira, dia 21, que apontou mais 18 mortes e 297 novos casos confirmados de Covid-19 em Curitiba. Com a atualização dos dados, divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a capital contabilizou 29.269 casos e 891 óbitos provocados pelo coronavírus, desde o início da pandemia, no mês de março.

As frases da secretária aconteceram devido à alteração da cor da bandeira, que passou de laranja para amarela em Curitiba, na última terça-feira (18). A mudança ocorreu, segundo a SMS, após a análise de nove indicadores técnicos, que vão desde o nível de propagação da doença, capacidade de atendimento da rede e números de óbitos (ver lista completa abaixo). Na visão da secretária, pessoas estariam relacionando a mudança com o atual “momento do ano”, como afirmou Márcia, sem, no entanto, mencionar diretamente o período eleitoral.

“A gente olha o indicador com muita seriedade e muita responsabilidade com a sociedade curitibana. O nosso painel não foi questionado por uns 120 dias. Esta semana foi dito que nós viramos amarelo por conta do momento desse ano, fazendo uma ilação desrespeitosa com a nossa equipe. Nós temos um trabalho consistente, todos os dias nós sentamos aqui, faça chuva ou faça sol, nós estamos aqui desde o início da pandemia, desde janeiro na verdade”, disse Márcia Huçulak.

Ainda no começo da semana, o prefeito Rafael Greca (DEM) escreveu no Facebook que tomou a decisão de voltar ao alerta amarelo após o Comitê Curitibano de Técnica e Ética Médica constatar a queda de 20% no número de novos infectados e 20% de diminuição no número de óbitos. Segundo Greca, também foi verificada redução na cadeia de transmissão do vírus. “O índice de replicabilidade, que já foi de 1 para 4 pessoas, passou para menos de 1”, escreveu o prefeito.

Indicadores do que determinam as mudanças de bandeira de Curitiba

Indicadores relativos à propagação da doença

  • Número de casos novos confirmados nos últimos sete dias em relação ao número de casos novos confirmados nos sete dias anteriores.
  • Número de internados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em UTIs no dia em relação ao mesmo número de sete dias atrás.
  • Número de pacientes de Covid-19 confirmados em leitos de UTI no dia em relação ao mesmo número de sete dias atrás.
  • Número de pacientes de Covid-19 confirmados em leitos clínicos no dia em relação ao mesmo número de sete dias atrás.
  • Número de casos confirmados nos últimos sete dias para cada 100 mil habitantes.
  • Número de óbitos nos últimos sete dias para cada 100 mil habitantes.

Indicadores relativos à capacidade de atendimento

  • Número de leitos de UTI disponíveis para atender Covid-19 no dia.
  • Número de leitos de UTI disponíveis para atender Covid-19 no dia em relação ao mesmo número de sete dias atrás.
  • Número de leitos de enfermaria disponíveis para atender Covid-19 no dia em relação ao mesmo número de sete dias atrás.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]