Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Mulheres tomando banho de mar com o rosto borrado
Servidores usavam câmeras de segurança da prefeitura para observar banhistas na praia| Foto: Reprodução/RPC

Quatro servidores da prefeitura de Guaratuba, no litoral do Paraná, foram exonerados após utilizarem as câmeras de segurança do município para espiar mulheres na praia. O caso aconteceu em novembro de 2018 e os decretos que determinam o afastamento dos servidores foram publicado no Diário Oficial da cidade nesta quinta-feira (6).

RECEBA notícias de Curitiba e região em seu WhatsApp

Segundo as investigações internas, além de observarem as mulheres nas praias, os servidores miravam as câmeras também para dentro de um hotel nas proximidades da praia. Eles chegaram a voltar ao trabalho no início de janeiro, mas em funções diferentes daquelas realizadas na época.

Em nota, a prefeitura de Guaratuba explica que a exoneração se deu após a instauração de uma Comissão Permanente de Processo Disciplinar que apontou que os funcionários realmente utilizaram o sistema de monitoramento da cidade para fazer as captações indevidas. Com o poder de controlar as câmeras, eles davam zoom nas mulheres que estavam se banhando no mar e flagraram as partes íntimas das banhistas.

Além disso, a administração municipal destaca que ainda está investigando o envolvimento de outros servidores que teriam cometido ações semelhantes. “Em relação às condutas de extração e divulgação não autorizada das imagens captadas, no decorrer da instrução do processo, surgiram fatos novos que precisam ser melhor apurados”, informa a nota.

O caso

No dia 17 de novembro de 2018, funcionários que tentavam rastrear um adolescente desaparecido – encontrado morto dois dias depois – encontraram imagens das câmeras de segurança que mostravam mulheres e adolescentes na praia, dando zoom em partes de seus corpos. As imagens haviam sido gravadas no mesmo dia e foram feitas com câmeras que conseguem filmar a uma distância de até 20 metros.

A partir da divulgação das primeiras gravações, outras foram reveladas, mostrando mulheres dentro de um hotel à beira-mar. As imagens foram feitas ao longo do mês de novembro, em diversas praias da cidade, incluindo Caieiras, Praia Central e Praia das Pedras.

6 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]