• Carregando...
Devido ao estado em decomposição, não foi possível descobrir as causas da morte da tartaruga encontrada em Praia de Leste.
Devido ao estado em decomposição, não foi possível descobrir as causas da morte da tartaruga encontrada em Praia de Leste.| Foto: CEM-UFPR

Uma tartaruga-de-couro, a maior da espécie marinha no mundo, foi encontrada morta sábado (15) em Praia de Leste, em Pontal do Paraná, no litoral do Paraná. A tartaruga adulta tinha mais de 300 kg. O corpo do animal foi levado ao Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Parana (UFPR), mas não resistiu.

RECEBA notícias de Curitiba e região em seu WhatsApp

Domingo, os pesquisadores do CEM-RJ coletaram amostras de tecido do animal para análise, justamente na data do Dia Internacional da Tartaruga Marinha, comemorado dia 16 de junho.

A espécie é a maior tartaruga marinha e a mais ameaçada de extinção do mundo: a cada mil filhotes que nascem, apenas um chega à vida adulta. No fim de 2018, nove tartarugas-de-couro foram encontradas mortas no litoral do Paraná.

Também conhecida como tartaruga gigante - chegam a 2 m de comprimento e 500 kg de peso -, o animal foi rebocado na tarde de sábado pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) e encaminhada para o CEM-UFPR.

“Cada indivíduo que perdemos dessa espécie é uma perda muito grande, já que eles estão ameaçados de extinção”, lamenta a bióloga do CEM-PR, Camila Domit.

A bióloga explica que uma das possibilidades de a tartaruga ter aparecido na costa paranaense foi para procurar alimento. “Próximo à nossa costa há algumas correntes reprodutivas que servem de alimento para essas espécies”, explica Camila. Entretanto, nessas áreas mais perto da costa é comum a atividade pesqueira, o que ter prendido o animal a alguma rede de pesca.

Como o corpo da tartaruga estava em processo de decomposição, não foi possível descobrir a causa da morte. O CEM-UFPR alerta que ao avistar um animal marinho debilitado ou morto na praia o contato deve ser feito pelo 0800 642 3341.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]