• Carregando...
Terminal Vila Oficinas foi inaugurado no ano 2000, mas ainda não tem paradas para ligeirinhos. | Pedro Ribas/SMCS
Terminal Vila Oficinas foi inaugurado no ano 2000, mas ainda não tem paradas para ligeirinhos.| Foto: Pedro Ribas/SMCS

Prevista desde o fim de 2017, a ampliação no terminal Vila Oficinas, no bairro Cajuru, teve o edital publicado nesta quarta-feira (15). Segundo a Prefeitura de Curitiba, as obras irão custar R$1,6 milhão e envolvem serviços de pavimentação em concreto e plataformas de embarque para atender a novas linhas de ônibus - incluindo o ligeirão Leste-Oeste, que ainda não entrou em operação.

- Leia também - Nove promessas para os terminais de ônibus de Curitiba nos próximos anos

A alteração também permitirá a ligação da região com o Centro, por meio de um novo ligeirinho, cujo ponto final deve ser a praça Tiradentes. De acordo com Luiz Fernando Jamur, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o terminal ainda não tem nenhuma parada de ligeirinho - mesmo sendo o mais novo terminal da cidade, inaugurado no ano 2000.

O edital de licitação para reforma do Terminal Vila Oficinas pode ser acessado pelo portal institucional do município no banner “Acompanhe as Licitações da Prefeitura” localizado na parte inferior da página. Ainda não há previsão para início das obras.

Novo ligeirão

A nova linha ainda não tem previsão de lançamento, mas as obras no Vila Oficinas estão entre os primeiros passos para que a circulação aconteça. O ligeirão deve fazer a ligação entre a CIC Norte e o Cajuru. A estimativa é de que a linha transportará até 80 mil passageiros por dia útil. A obra englobará 20,7 quilômetros, entre a Rua Eduardo Sprada, na CIC, e o Terminal Centenário.

O projeto para o eixo Leste-Oeste não prevê desalinhamento entre as estações tubo, como o modelo aplicado nos eixos Norte e Boqueirão. Assim, a maioria dos tubos vai continuar frente a frente, porém, mais afastados graças ao alargamento da canaleta, de modo que o ligeirão consiga realizar ultrapassagens.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]