• Carregando...
Parque Tingui, em Curitiba, não registrou geada, apesar do frio intenso
Parque Tingui, em Curitiba, não registrou geada, apesar do frio intenso| Foto: Gerson Klaina / Tribuna do Paraná

Esta quinta-feira (29) foi o dia mais frio do ano em Curitiba. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), às 7h30 da manhã os termômetros da cidade marcaram – 0,8º C, com sensação térmica -3º C. Antes, entre 5h30 e 6h da manhã, a sensação térmica de frio teve seu auge e chegou a - 6,5 º C.

Receba as principais notícias do PR no celular

A massa de ar frio e seco de origem polar se estabeleceu em todo o Paraná e o frio aumentou em todas as regiões. Além das baixas temperaturas, geadas fortes ocorreram na parte sul do estado. Palmas e Cascavel tiveram as menores temperaturas do Paraná.

Foi a primeira vez em 2021 que o termômetro ficou negativo em Curitiba. Antes, em 30 de junho, a cidade registrou 0,4ºC, inclusive com congelamento do lago do Parque Barigui. Depois, em 20 de julho, o termômetro chegou a 0,9ºC na capital.

Além do frio, a madrugada com vento de pouca intensidade favoreceu a formação de geada em áreas mais descampadas. Ponto tradicional para eventos de geada, o Parque Tingui não chegou a registrar o fenômeno. Nesta quinta, o Simepar aponta uma variação térmica entre 0º C e 10º C na capital.

O frio intenso marca presença em todo o Sul do país nesta semana. Na quarta-feira (28), a tão esperada neve foi registrada com força no Rio Grande do Sul. Vídeos nas redes sociais de pessoas que estavam em Canela, na Serra Gaúcha, mostravam a alegria pela presença do fenômeno.

A meteorologia aponta que a massa de ar polar deve manter as temperaturas baixas, ainda que com menor intensidade, pelo menos até a quarta-feira da semana que vem. Até mesmo no Litoral e no Norte do estado. Em Londrina, por exemplo, as mínimas nesta quinta-feira foram próximas de 0º C. Em Guaratuba, a mínima chegou a 2º C.

“Além das temperaturas baixas o vento contribui para a sensação de frio ainda mais baixa. Vento que ainda incomoda nestas primeiras horas da manhã impedindo o aparecimento de geadas em muitos lugares”, explicou o meteorologista Lizando Jacobsen, do Simepar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]