• Carregando...
 | Divulgação/Salão de Robótica
| Foto: Divulgação/Salão de Robótica

Lutas dentro de um octógono, no estilo do Ultimate Fighting Championship (UFC), mas ao invés de humanos, os competidores são robôs. Essa é a proposta do 4.º Salão de Robótica, que ocorre nesta sexta-feira (31) e no sábado (1). Gratuito e aberto ao público, o evento acontece no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal do Paraná (UTFPR). Além das lutas, durante o evento equipes de jovens estudantes de várias regiões do Paraná disputam a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) em busca de uma vaga na competição nacional.

De acordo com o sócio da Multiplano Brinquedos Educacionais e coordenador-geral do salão de robótica, Claudio Navarro, o principal objetivo do salão é integrar as principais academias de tecnologia da região, reunindo professores, alunos e curiosos para estimular a imaginação e popularizar a robótica.

Leia também: Colégios militares estão com inscrições abertas; saiba como matricular seu filho

Para Navarro, a ideia de aproximar a tecnologia com as lutas no octógono ajuda a promover essa aproximação. “A ideia do projeto é desmistificar a robótica e promover uma jornada educacional para preparar pessoas para trabalhar na indústria 4.0, com o objetivo de mostrar ao mercado que Curitiba tem cultura com foco nessa linha e é capaz de absorver investimentos”, esclarece.

Saiba mais informações sobre o evento

Nesta edição, o salão contará com duas categorias de luta de robôs dentro do octógono, que buscam justamente simular os combates do UFC. A primeira é para robôs de até 1,350 kg e a segunda para robôs de até 465 gramas, com a participação de equipes de vários estados brasileiros. As inspeções de segurança para os combates acontecerão na sexta-feira, das 9h às 12h30, e as lutas começam logo em seguida, das 13h30 às 20h. Já no sábado, os combates ocorrem em dois períodos: das 9h às 12h30 e das 13h30 às 19h. Este ano, além das provas para adultos, há competições para crianças a partir dos 7 anos de idade.

Sumô

Além das lutas no octógono, o evento também tem uma programação de sumô, que acontece em um círculo de 80 cm de diâmetro. Nessa competição, os robôs são autônomos, sem interação por sistema de controle externo. O objetivo é tirar o adversário do círculo. São duas categorias nessa categoria: até 1 kg e até 500 g. Todas as competições de sumô acontecerão no sábado, encaixadas dentro dos horários do salão.

Vale lembrar que as inscrições para as competições foram encerradas no dia 26 de agosto. Para assistir às lutas não é preciso se inscrever.

Serviço

4.º Salão de Robótica

Local: Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR (Rua Dr. Alcides Vieira Arcoverde, 1.225)

Para mais informações, basta acessar o site do evento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]