• Carregando...
Em Curitiba, próximos grupos das comorbidades serão chamados por idade
| Foto: JONATHAN CAMPOS/AEN

A vacinação contra a Covid-19 do grupo prioritário formado por pessoas que têm alguma comorbidade iniciou quinta-feira (6), em Curitiba, mas apenas para parte desta população: entre quinta-feira (6) e sábado (8), a secretaria municipal da Saúde se concentrou na primeira aplicação das doses em pacientes que fazem hemodiálise e pessoas com deficiência permanente já cadastradas no Benefício de Prestação Continuada. Depois desta primeira etapa, a chamada dos demais integrantes do grupo das comorbidades deve seguir o critério de idade, dos mais velhos para os mais novos, começando com pessoas com 59 anos completos ou mais.

WhatsApp: receba um boletim diário com notícias do Paraná

A secretaria da Saúde ainda não divulgou uma data certa para início da vacinação, já que o cronograma depende da quantidade de doses encaminhadas à cidade pelo Ministério da Saúde e pelo governo do Paraná. Mas, a expectativa é que haja algum anúncio até quarta-feira (12), quando termina a chamada das grávidas, puérperas e pessoas com síndrome de Down - elas serão vacinadas entre segunda-feira (10) e terça-feira (11).

Apesar disso, da indefinição em relação à data, a secretaria da Saúde já explicou como será feita a comprovação da comorbidade – são 22 tipos de condições de saúde na lista do plano nacional de vacinação contra a Covid-19, elaborado pelo Ministério da Saúde. Quem é atendido pelo SUS não precisa apresentar nenhum documento extra, mas, para os pacientes da rede privada, o único documento aceito será uma declaração médica padrão emitida através do site do Conselho Regional de Medicina do Estado do Paraná (CRM-PR).

Na estimativa da prefeitura de Curitiba, cerca de 300 mil moradores da cidade com mais de 18 anos e menos de 60 anos têm algum tipo de comorbidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]