• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa na próxima segunda-feira (23) e, em Curitiba, todas as unidades básica de saúde vão oferecer o imunizante aos públicos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A vacinação será de segunda a sexta-feira, nos horários de funcionamento de cada unidade, até o dia 1.º de junho. O serviço não será disponibilizado nas UPAs.

Veja o endereço das unidades de saúde de Curitiba

Até o momento, cinco mortes por gripe foram registradas no Paraná - nenhuma delas na capital. Os óbitos ocorreram em Ampére, Santa Izabel do Oeste, Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, e Cafezal do Sul. As duas primeira mortes foram por H1N1 e as três últimas por H3N2.

Em Curitiba, a meta é vacinar pelo menos 90% das 515 mil pessoas que integram o público-alvo, o que corresponde a 463,5 mil pessoas. No ano passado, embora a capital tenha atingido a meta, 40 mil doses “sobraram” e a campanha foi estendida a toda a população.

Para receber a vacina, basta ir a uma das unidades básicas de saúde, levando um documento oficial e, dependendo do caso, a comprovação de que se enquadra no público-alvo. O Centro Estadual de Epidemiologia ressalta que gestantes que estão nos primeiros meses de gravidez devem apresentar um exame de comprovação, enquanto pessoas com doenças crônicas precisam apresentar uma declaração médica.

Quem não puder comparecer às unidades de saúde em horário comercial poderá tomar a vacina no dia 12 de maio, um sábado, que será o chamado Dia D da campanha, onde alguns oferecerão atendimento especial. Os endereços serão divulgados em breve.

Vacina é diferente da de 2017

Os imunizantes deste ano contêm duas alterações nos componentes em relação aos aplicados em 2017. De acordo com o Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, uma das variantes é do conhecido vírus H1N1, enquanto a outra é do H3N2- responsável por um maior número de internamentos e óbitos no Hemisfério Norte nos últimos meses.

No ano passado, quatro pessoas tiveram complicações exageradas depois de receberam a vacina da gripe em Curitiba. Todos foram vacinados na unidade Medianeira, no bairro Boa Vista, que chegou a ficar interditado durante a investigação dos casos. Uma delas morreu três meses depois.

Indicações

-Crianças entre 6 meses de idade até 4 anos, 11 meses e 29 dias;

-Idosos acima com 60 anos ou mais;

- Pessoas com doenças crônicas como diabetes, hipertensão, câncer, asma, bronquite e doenças degenerativas do sistema nervoso central;

- Gestantes, independente do mês gestacional;

- Mulheres em pós-parto, até 45 dias após o nascimento do bebê;

- Profissionais de saúde da rede pública ou privada;

- Professores de escolas públicas ou privadas;

- População Indígena;

- População carcerária e funcionários do sistema prisional;

- Adolescentes e jovens entre com 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas.

Unidades de saúde de Curitiba

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]