• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

O calorão de quase 31ºC registrado em Curitiba quarta-feira (30) - temperatura recorde deste inverno - dará lugar a temperaturas amenas até o fim de semana. Na capital, o céu deve ficar encoberto nesta quinta-feira (31) e as temperaturas prometem variar entre 12º C e 19º C. Sexta-feira (1º), a previsão é que a mínima e a máxima sejam as mesmas.

No final de semana, entretanto, a temperatura volta a subir. Mas não como as marcas registradas ao longo dessa semana. Sábado (2), a temperatura fica entre 12º C e 23º C. Domingo (3), fica entre 11º C e 27º C. Não há previsão de chuva nem no sábado, nem no domingo.

Segundo o meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar, a mudança brusca é resultado dos ventos que sopram do oceano em direção ao interior do estado devido a uma massa de ar frio. “Essa massa está se deslocando de Santa Catarina para o oceano, então não vai nos atingir, mas o vento associado ao fenômeno chega ao Paraná”, explica.

A chegada dessa massa com que moradores do Sul e Sudeste do estado percebam queda na temperatura, aumento da umidade e a formação de nuvens. “Lembrando que a presença de nebulosidade também interfere na queda registrada nos termômetros”, comenta o meteorologista.

Segundo o meteorologista, as nuvens absorvem parte da radiação, evitando que haja o contato direto com o solo. Além disso, a nebulosidade possibilita que parte da radiação seja refletida novamente para a atmosfera. Assim, a temperatura máxima prevista na região Sudeste é de 22º C, que deve ser registrado em Paranaguá e Ponta Grossa.

As regiões Sudoeste, Noroeste e Norte, no entanto, não sofrem influência da umidade do litoral, e continuam com temperaturas elevadas e céu limpo. A máxima prevista é de 33ºC em Guaíra, Umuarama, Paranavaí e Maringá. Já a mínima do estado será de 12º C em Curitiba, Rio Negro e União da Vitória.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]