• Carregando...
 | Letícia Akemi/Gazeta do Povo
| Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

Às vésperas do feriado de carnaval, moradores e turistas do Litoral do Paraná aproveitam o último dia de tranquilidade antes da invasão de foliões que devem começar a chegar ás praias do estado já a partir do fim da tarde desta sexta-feira (09). A estimativa da Polícia Militar é que 1,5 milhão de pessoas passem pelos municípios da região até a próxima quarta-feira e, enquanto eles não chegam, quem já está na beira do mar conseguiu aproveitar o sol e o calor sem ter que disputar um espaço na areia.

Na Praia Mansa, uma das mais badaladas de Caiobá, o movimento era bem tranquilo. A aposentada Neusa de Araújo Kroetz, de 74 anos, diz que prefere a praia desse jeito — mas sabe que será inevitável enfrentar o movimento quase fora de controle como o de amanhã. “Praia tranquila assim é bom. Mas eu estou com minha neta de 15 anos e uma filha que preferem mais agito, ver mais gente”, diz.

Frequentadora da região há pelo menos três décadas, ela conta que chegou a fazer uma pesquisa na década de 1990 para desenhar o perfil de quem passava as férias em Caiobá na época. Hoje, ela acredita que o balneário seja o mais atrativo do Litoral. “Tem gente que dorme em outras praias, mas durante o dia vem pra cá. A estrutura aqui é bem atrativa, apesar de alguns problemas”.

Movimento crescente

Letícia Akemi/Gazeta do Povo

No entanto, a tranquilidade das praias já tem data para acabar. A previsão da Ecovia, concessionária responsável pela BR-277 no trecho entre Curitiba e o Litoral, é que o maior movimento em direção às praias seja no fim da tarde desta sexta-feira — o que significa que a explosão populacional deve acontecer já nesta noite.

Tanto que quem passou pelo ferryboat entre Matinhos e Guaratuba já sentiu os primeiros reflexos da chegada massiva de turistas. Por volta das 16h30, o tempo de espera na fila para poder embarcar em uma das balsas era de meia hora — e, em horários de pico, esse tempo pode saltar para 1h30. Segundo funcionários da empresa responsável pela travessia, a expectativa é que o volume só cresça até o fim da noite.

De acordo com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), aproximadamente 60 mil veículos devem passar pelo ferryboat entre os dias 9 e 14 de fevereiro. Por isso, a travessia terá operação especial durante o carnaval. Entre 6h da manhã e meia-noite, as cinco balsas estarão em funcionamento. Durante a madrugada, o atendimento será operado conforme a demanda. Nesta sexta, o horário de pico deve ir até as 23h.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]