i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Acidentes

Vistoria de novembro já apontava irregularidades em escada rolante que feriu crianças

  • PorTribuna do Paraná
  • 14/01/2020 14:50
  • Atualizado em 15/01/2020 às 11:12
Vistoria feita pelo MP verificou emendas do rodapé da escada rolante.
Vistoria feita pelo MP verificou emendas do rodapé da escada rolante.| Foto: Reprodução

Vistoria técnica realizada pelo Ministério Publico do Paraná na escada rolante do Ventura Shopping, em Curitiba, apontou três irregularidades na estrutura. Datada em 29 de novembro de 2019, a vistoria aconteceu dias após um acidente que deixou um menino de quatro anos com 13 pontos na perna e que acabou se repetindo no último dia 9, quando uma menina de três anos levou mais de 15 pontos após ter a perna cortada na mesma estrutura.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

Segundo o laudo do Ministério Público, foram três irregularidades constatadas na escada rolante. A primeira delas aponta emendas do rodapé desencaixadas. “Foi identificado que os rodapés possuem os pontos de emenda desencaixados, criando arestas cortantes nesta estrutura. Tal situação está em desacordo com a NBR 16734”, diz o relatório técnico assinado por um engenheiro mecânico do Ministério Público do Paraná.

A segunda irregularidade é um degrau da escada rolante com arestas cortantes, “provavelmente causado pelo desgaste das ranhuras do degrau”, diz a vistoria. Outra situação presente  no laudo pode causar aprisionamento de membros. “Dentes do pente da escada rolante estão quebrados. Destaca-se que os dentes dos pentes devem estar alinhados e em perfeitas condições para minimizar os riscos de aprisionamento entre pentes e vãos dos degraus”, diz o documento.

O que diz o Shopping

Em nota, o shopping disse que as irregularidades apontadas pela vistoria do MP foram sanadas de imediato, com a troca de peças e revisão do sistema de funcionamento da escada rolante em questão. “Após o acidente ocorrido no dia 9 de novembro de 2019 e, de acordo com as vistorias realizadas pelo Ministério Público após as regularizações, não houve necessidade de interdição da escada rolante”, diz a nota.

Ainda segundo o shopping, a empresa responsável pelas manutenções do equipamento também comprova que a escada rolante estava em perfeitas condições de uso e que seguia padrões de segurança exigidos pelas normas técnicas da ABNT – conforme laudo emitido pela companhia especializada em 12 de novembro de 2019.

Por fim o centro comercial reafirmou que “lamenta o incidente ocorrido na última quinta-feira (9/1) e reitera que está prestando assistência à família. Além disso, está realizando uma nova avaliação técnica no equipamento e intensificando as ações de conscientização de uso adequado das escadas rolantes, principalmente quando utilizadas por crianças pequenas. Não pisar na faixa amarela e respeitar a indicação de apenas uma pessoa por degrau são algumas das recomendações dos especialistas e fabricantes”, diz a nota.

2 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 2 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • S

    Sr. Walker

    ± 14 horas

    Para que serve vistoria? Só mais uma folha de papel a ser perfurada e guardada numa pasta AZ ? Providências não precisam ser tomadas ? Somos o país do faz de conta. Eles fazem de conta que fiscalizam e nós fazemos de conta que corrigimos o que não estiver conforme.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • A

      Afonso Celso Frega Beraldi

      ± 3 dias

      Responsabilidade civil do engenheiro responsável pela empresa que fornece ou faz a manutenção no equipamento, e por conseguinte do Shopping Ventura que não reportou irregularidades a mantenedora. Esse povo tem ART do CREA para manter esta maquina operando? Elevadores e escadas rolantes tem que ter por lei, um engenheiro responsável

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      Fim dos comentários.