As vendas mundiais de celulares atingiram 825,5 milhões de unidades em 2005, um crescimento de 16,7% sobre o ano anterior, quando foi de 707,3 milhões de unidades, segundo pesquisa da consultoria de tecnologia IDC.
A expansão, segundo a IDC, foi beneficiada pela grande demanda de aparelhos nos mercados emergentes, como a América Latina, cujo crescimento foi de 33,7%, com venda de 105,3 milhões de celulares em 2005.
No Brasil, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações, o Brasil teve 20,6 milhões de novos assinantes da telefonia celular, um crescimento de 31,4% em comparação a 2004.
Empresas
A finlandesa Nokia manteve a sua liderança com a venda de 264,9 milhões de celulares, uma participação de mercado de 32,1%. A norte-americana Motorola ficou em segundo lugar, com 145,9 milhões de celulares vendidos, participação de 17,7% do mercado mundial. Enquanto a participação de mercado da Nokia manteve-se inalterada em 2005, a da Motorola cresceu quase três pontos percentuais. As vendas da Motorola aumentaram 39,7% em 2005, contra 27,6% da Nokia.
A coreeana Samsung é a terceira colocada no ranking de 2005, seguida pela coneterrânea LG Electronics e o consórcio nipo-sueco Sony Ericsson, com vendas de 102,9 milhões, 55 milhões e 51,2 milhões, respectivamente.
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