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No Boulevard Palladium, oito restaurantes com capacidade para 150 pessoas. | Divulgação
No Boulevard Palladium, oito restaurantes com capacidade para 150 pessoas.| Foto: Divulgação

A tendência de os shopping centers concentrarem diferentes opções de consumo, lazer e serviços está atraindo um número cada vez maior de restaurantes para dentro desses empreendimentos. Em Curitiba, os principais shoppings da cidade oferecem ao menos uma opção gastronômica mais sofisticada, independentemente dos serviços de fast-food das praças de alimentação.

E os investimentos nos shoppings vão aumentar ainda mais a oferta de restaurantes. O ParkShopping Barigüi investiu R$ 7,5 milhões e inaugura, no dia 3 de dezembro, o Park Gourmet – um centro gastronômico com 2,8 mil metros quadrados de área total, sendo 1,5 mil de áreal bruta locável (ABL). O espaço reunirá um empório gastronômico e sete restaurantes – alguns bastante tradicionais na cidade e até agora inéditos em shoppings –, além de operações exclusivas na capital paranaense. Cada um dos empreendimentos investiu, em média, R$ 500 mil para iniciar suas atividades no novo espaço.

"O ambiente foi pensado para que o cliente permaneça o máximo de tempo possível dentro do shopping. Quem vai ao cinema ou fazer compras pode estender o programa sem ter que se deslocar para outro lugar", diz a superintendente do ParkShopping, Jacqueline Vieira de Lemos, lembrando que essa é uma tendência mundial. "Curitiba é uma cidade cosmopolita e essa característica já foi incorporada por outras capitais."

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), Marcelo Woellner Pereira, os próprios shoppings estão percebendo a necessidade de elevar o padrão gastronômico oferecido ao público, criando espaços nobres para instalação de restaurantes. "Por parte dos empresários, também há muita expectativa. Alguns restaurantes servem até como âncoras para os shoppings", afirma Pereira, que prevê a chegada de grandes redes a Curitiba em um futuro próximo. No entanto, o dirigente não acredita que a consolidação dessa tendência represente uma migração dos restaurantes de rua para dentro dos shoppings – semelhante ao ocorrido com as salas de exibição de cinema. "Os shoppings abrem um novo mercado, mas o restaurante de rua nunca vai perder o seu espaço", acredita Pereira.

O Shopping Palladium, inaugurado no mês de maio no bairro Portão, em Curitiba, criou um espaço exclusivo para a gastronomia. O chamado Boulevard Palladium abriga oito restaurantes, cada um deles com capacidade para acolher 150 pessoas. Entre as opções estão a cozinha japonesa, carnes e churrasco, massas e saladas especiais.

O Shopping Estação também tem o seu "Espaço Boulevard", com opções de comida oriental, árabe, massas e churrascaria. O shopping Curitiba, que recentemente renovou sua praça de alimentação, oferece três opções de restaurantes. Já Mueller e Crystal possuem uma unidade do restaurante Trovatta cada um.

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